
Luiz Antonio Rolim, assessor do Sebrae-PR, em plenária no 29° Encontro de Sindicatos Patronais. Crédito: Eneas Gomez
O assessor para Assuntos Internacionais do Sebrae-PR, Luiz Antonio Rolim, foi o palestrante da plenária “Como trazer sustentabilidade ao seu negócio”, realizada na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, no 29° Encontro Nacional de Sindicatos Patronais (ENSP), em Curitiba.
Segundo Rolim, a sustentabilidade nos negócios tem que estar apoiada em três eixos: econômico, social e ambiental. “Sustentabilidade não se trata só de uma questão de relação com o meio ambiente, mas em todas as nossas ações que geram um impacto muito grande na sociedade”, afirmou.
O palestrante tratou de alguns passos na gestão empresarial e sindical que podem implementar a sustentabilidade. A primeira boa prática para a sustentabilidade é a gestão do endividamento, pois está diretamente ligada à nossa capacidade de arrecadação. Muitas vezes, as empresas se colocam em situações onde elas não têm nenhuma opção, a não ser o endividamento. “É necessário saber quais são os riscos e ter um plano estratégico para contorná-los”, disse Rolim.
Na apresentação, o assessor do Sebrae-PR discutiu ações sustentáveis de gestão que envolvem Gestão de Pessoas, Gestão do Endividamento, Gestão do Risco Econômico, Gestão de Relacionamento com as Partes Interessadas, Gestão de Produtos e Gestão da Tecnologia.
“É preciso saber identificar quais são os anseios e necessidades dos seus colaboradores. Ter pessoas que sejam aliadas, que sejam de confiança, pois, nos momentos de crise, o gestor não estará sozinho. Essa é uma ação altamente sustentável”, afirmou Rolim.
Finalizando seu discurso, o palestrante falou que é preciso prudência no uso da tecnologia, sabendo qual é a função daquela tecnologia para o seu negócio. “As coisas evoluem a partir do interesse das pessoas e do conhecimento de novas ideias. É importante descobrir qual a função de aparelhos tecnológicos para o seu trabalho”, finalizou Rolim.
Fonte: Ascom CNC