Ministro das Comunicações Paulo Bernardo reuniu-se com deputados e prefeitos paranaenses na Alep
O ministro das Comunicações Paulo Bernardo reuniu-se nesta segunda-feira (20) com prefeitos do Vale do Ribeira e com os deputados Elton Welter, Enio Verri e Toninho Wandscher (PT) na Assembleia Legislativa.
Bernardo informou que a conversa tratou das demandas em torno das ações do ministério “particularmente sobre os serviços de telefonia fixa, móvel e internet que é deficiente segundo relato dos prefeitos”.
O ministro informou que muitos dos administradores municipais ainda não haviam recebido a informação que foi licitado no ano passado e implantado a partir do ano que vem, a internet na área rural em todo o Brasil. “É evidente que para uma região como a do Vale do Ribeira que tem uma população de baixa renda, serviços com qualidade a desejar, isso será muito importante. Queremos começar a implantação em janeiro de 2014 e devido ao tamanho de nosso país a conclusão ocorrerá em dois anos” disse Bernardo.
Outro programa que também chama a atenção dos prefeitos segundo Paulo Bernardo é o “Cidade Digital” que leva internet aos pequenos municípios. Ele citou o exemplo da cidade de Dr. Ulysses onde o sistema já está implantado, mas, pode ser melhorado. “Os municípios que utilizam este serviço atendem a demanda da prefeitura e oferecem para a população a internet Wi Fi sem custos. Há muitos inscritos para o programa e pretendemos atender ao menos 300 municípios ainda este ano” explicou.
Celular nos distritos
No início do mês o deputado Elton Welter esteve em Brasília conversando com a secretaria de Inclusão Digital Lygia Pupato sobre o sistema “Cidade Digital” e solicitou que na segunda fase de licitação, mais municípios fossem beneficiados. Paulo Bernardo declarou que a “reinvindicação do deputado é que haja a extensão deste serviço na zona rural e distritos. A telefonia celular é obrigatória para todas as cidades brasileiras nem que seja com a tecnologia 2 G que é mais antiga. Nós apostamos na internet rural e levantamos que existem aproximadamente 10 mil localidades no Brasil que precisam ser conectadas imediatamente a internet, que hoje não é um artigo de luxo, mas sim uma necessidade” explicou.
Para o deputado Elton Welter no encontro com o ministro, “ficou claro que a internet e a telefonia móvel terão seus sinais em todo o interior do Paraná. Esta foi uma medida condicionante para que as empresas que querem utilizar a tecnologia 4 G garantam num prazo determinado de um ano e meio aproximadamente, o sinal para os pequenos municípios e distritos no estado por inteiro” comentou Welter.
O parlamentar informou que durante a reunião ficou definido que a secretaria Lygia Pupato virá ao Paraná em breve para uma reunião com os prefeitos do Vale do Ribeira e o debate sobre o sistema operante de telefonia poderá ser ampliado. “São muitas as reclamações de que o sinal não chega a determinados pontos e cai com frequência. Isso precisa ser solucionado pois só assim as telefônicas poderão operar o sistema. A idéia é que as empresas deem conta do recado, resolvam os problemas até 2014 e que baixem os custos das ligações que ainda são muito altos” criticou Elton Welter.
O prefeito da cidade de Dr. Ulysses Josiel do Carmo dos Santos informou ao ministro e aos parlamentares que já instalou um sistema de internet na cidade e que defende a instalação do sistema no campo. “Isto será muito importante para que os municípios do Vale do Ribeira que tem uma grande Zona Rural sejam beneficiados. Muitas cidades estão com Telecentros parados por conta da falta da internet. A nossa internet funciona apenas dentro da cidade e precisa ser levada mais longe” defende o prefeito.
Para Josiel a internet instalada na Zona Rural “irá melhorar o contato da prefeitura com a população. Nós temos 70% da população morando afastada da cidade e eles serão beneficiados com esta medida anunciada pelo ministro” concluiu.
Dinheiro celular
O ministro Paulo Bernardo informou no encontro, que foi lançada uma Medida Provisória (MP) para que as empresas operadoras de telefonia celular instalem mecanismos que permitam o pagamentos de contas através do telefone celular. “O sistema funciona como se o aparelho de telefone fosse uma carteira onde o usuário põe crédito e pode pagar suas compras, passagens do transporte coletivo e outras despesas com o próprio celular. Cada vez mais as pessoas vão querer celulares funcionando e irão cobrar os prefeitos e os administradores. Nós queremos dar uma solução para isso também muito rapidamente” finalizou o ministro Paulo Bernardo.
Fonte: Assessoria de Imprensa deputado Elton Welter

