
Reunião prepara visita de empresários belgas ao Paraná. Na foto, o diretor-geral da Secretaria, Horácio Monteschio e o cônsul-geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt.Foto: Divulgação SEIM
O Paraná vai receber em outubro uma missão de empresários da Bélgica, da região de Valônia, com os objetivos de fechar negócios e estabelecer acordos bilaterais de cooperação. A visita foi assunto de uma reunião na quinta-feira (23) entre o cônsul-geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt, e o diretor-geral da secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
O cônsul belga explicou que a missão será formada por empresas da região de Valônia, no Sul da Bélgica, interessadas principalmente em negócios nas áreas da gricultura (agroindústria), aeronáutica, infraestrutura portuária, alta tecnologia e saúde hospitalar. “Detectamos no Paraná ótimas oportunidades de contatos e negócios”, disse Vanderhasselt.
A Valônia é uma das três regiões federais da Bélgica. Possui cinco províncias, 3,5 milhões de habitantes e suas principais cidades são Charleroi, Liègee e Namur, a capital da Região.
Monteschio detalhou ao cônsul características econômicas das regiões do Paraná e também o programa Paraná Competitivo, que assegura benefícios à iniciativa privada em troca da geração de emprego e renda. “Em pouco mais de dois anos foram mais de R$ 20 bilhões em novos investimentos, o que comprova que o Paraná está aberto a parcerias com investidores”, disse Monteschio.
O diretor-geral da secretaria reforçou a necessidade de tornar a missão produtiva. “Na reunião, definimos as áreas de interesse da Valônia e do Paraná para que possamos elaborar uma programação que possibilite o fechamento de negócios e a assinatura de acordos bilaterais de cooperação”, explicou. A coordenação paranaense da missão será do presidente da Agência de Internacionalização do Paraná, Rui Lemes.
Também participaram do encontro o cônsul-honorário da Bélgica em Curitiba, João Casillo, e os assessores da Secretaria de Indústria e Comércio Mauro Corbellini e Marcos Granado.