
Curitiba participa, até domingo (2 de junho), da Semana Nacional de Alimentos Orgânicos, promovida anualmente pelo Ministério da Agricultura. Foto: Luiz Costa/SMCS(arquivo)
Curitiba participa, até domingo (2 de junho), da Semana Nacional de Alimentos Orgânicos, promovida anualmente pelo Ministério da Agricultura. A semana tem o objetivo de divulgar e estimular a produção e o consumo de alimentos produzidos a partir de técnicas naturais.
Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos, os alimentos orgânicos também devem ser isentos de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos não é feito uso de aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.
Durante esta semana, nas 12 feiras orgânicas de Curitiba, serão realizadas oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, na cozinha da Unidade Móvel de Segurança Alimentar da secretaria. Também serão distribuídas cartilhas com orientações para uma alimentação saudável e realizados sorteios de produtos orgânicos aos consumidores.
Valorização
A Secretaria de Abastecimento faz um trabalho contínuo de valorização e comercialização da produção de orgânicos, com a realização de 12 feiras semanais, de terça a sábado. Atualmente, as feiras orgânicas atendem 12 bairros e contam com a participação de 50 feirantes. A atividade beneficia 44 produtores diretos e mais de 120 indiretos, que fornecem seus produtos por meio de cooperativas e associações.
A feira agrega produtores de 14 municípios, como Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Tijucas do Sul, Mandirituba, São José dos Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, além de Barra do Turvo, que é município de São Paulo. “Nas feiras é possível comprar direto do produtor, fazendo com que o preço dos produtos orgânicos sejam mais acessíveis chegando a equivaler aos produtos convencionais”, afirma Nivaldo Vasconcellos, diretor do setor de feiras e mercados da secretaria,.
Curitiba também possui o Mercado de Orgânicos, instalado no interior do Mercado Municipal, que é o primeiro do gênero no País. O Mercado conta com a participação de 12 comerciantes e seis produtores permissionários em box (lojas) e bancas. Eles oferecem hortifrutigranjeiros, mercearias, bebidas, açougue, cafés, lanches e restaurante. O Mercado de Orgânicos funciona de terça a domingo, no Mercado Municipal de Curitiba.
Circuito da Feiras Orgânicas – Curitiba
Jardim Botânico
Sábados – das 07h às 12h Rua Dr. Jorge Mayer – Praça de Itália ao lado da Igreja
EMATER
Feira Mista, orgânico e convencional – Quartas-feiras – das 07h às 12hRua da Bandeira em frente a EMATER
Seminário
Terças-feiras – das 07h às 12h – Rua João Argemiro de Loyola
Praça do Expedicionário
Quartas-feiras – das 07h às 12h – Rua Saldanha de Gama (Praça do avião)
Passeio Público
Sábados – das 07h às 12h – Rua Presidente Faria
Praça do Japão
Quintas-feiras – das 7h às 12h – Av. Republica Argentina com av. 7 de setembro
Prefeitura Municipal de Curitiba
Quartas-feiras – das 07h às 14h – Rua Papa João XXIII ao lado da Prefeitura
Cabral
Praça São Paulo da Cruz (Igreja do Cabral) – Quintas-feiras – das 07h às 12h – Av. Paraná esquina com rua Bom Jesus.
Praça da Ucrânia
Sábados – das 07h às 12h – Av. Candido Hartmann esquina com ruas Pe. Anchieta e rua Capitão Souza Franco.
Santa Felicidade
Praça Piazza San Marco – Sábado das 07h ás 12h – Via Veneto, em frente à Rua da Cidadania de Santa Felicidade – Santa Felicidade.
Mercado Municipal – Setor Mercado Orgânico
Rua da Paz nº 608.
Portão
Praça Prof. Hildegard Schmah – Terças-feiras das 07h às 12h – entre as ruas Calixto Rasolini e Caetano Marchesini, no estacionamento do Museu Metropolitano de Artes
Santa Quitéria
Praça Francisco Ribeiro Azevedo de Macedo – Sábado das 07h ás 12h – entre as ruas Boayuva, Curupaitins, Prof. Brasilio Ovídio da Costa, e Capiberibe
Horário de Funcionamento:
- segunda-feira das 07h às 14h;
- terça-feira a sábado das 07h às 18h;
- domingo das 07h às 13h.
Fonte: SMCS