A matriz de transporte brasileira é um exemplo de gargalo não sustentável, com elevada concentração em modais mais caros e com baixa eficiência energética. Hoje, 58% de toda carga no País é movimentada por rodovias.
Com o objetivo de trazer para a discussão o tema sustentabilidade na área de logística, a comissão organizadora do 32º Seminário de Logística – Suprimentos, PCP e Transportes da ABM programou para o dia 20 de junho, das 15h30 às 17h30, uma mesa-redonda em que participarão usuários da infraestrutura existente, governo e embarcadores.
Durante as apresentações e debates, coordenados por William Francisco Leite, gerente geral de Armazenagem e Expedição da Usiminas, os executivos trarão suas visões e sugestões de melhorias relacionadas à ferrovia, rodovia e portos.
Guilherme Correa Abreu, gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal Tubarão e presidente do Comitê de Meio Ambiente do Instituto Aço Brasil, falará sobre ‘Gestão Estratégica de Mudanças do Clima – Sustentabilidade, Logística e Desenvolvimento Humano’.
O engenheiro mecânico, com mestrado e doutorado na área ambiental, mostrará as atividades da empresa e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável, relacionadas ao processo produtivo e, especificamente, à área de logística.
Guilherme explica que dará enfoque ao tema mudança do clima e como a empresa trata a questão. “Esta visão é compartilhada desde as diretrizes estabelecidas na sua política ambiental, passando pelo planejamento estratégico e finalizando com os projetos de MDL associados”, adianta, explicando que especial destaque será dado às soluções de logística encontrada pela empresa no transporte de seus produtos e as reduções de emissões de Gases Efeito Estufa.
Também discorrerão sobre os desafios para o transporte de forma sustentável, Valter Sousa, diretor presidente da Tora Transportes; Rodrigo Tavares Maciel, gerente comercial da LLX Logística; e Eduardo Lima Molino, gerente de Estudos Operacionais da Valec.
O 32º Seminário de Logística da ABM ocorrerá de 18 a 21 de junho, em Volta Redonda (RJ), tendo como tema central ‘Gestão da logística: Como garantir a sustentabilidade da cadeia de suprimentos’.
CSN e Transporte Excelsior serão as empresas anfitriãs do evento, cuja programação inclui painel paraa discussão do tema ‘Impacto da logística na competitividade da siderurgia’, curso, apresentação de 15 trabalhos, palestras e visitas técnicas.
Acompanhe as datas e horários:
18 de junho (terça-feira)
8h30 às 18 horas – curso: ‘Plano diretor de logística’ – professores: Carlos Antonio Fernandes e Rogerio Naves Rezende.
19 horas – Cerimônia de abertura, com pronunciamento de Rogerio Loureiro, diretor superintendente da Transporte Excelsior e Márcio Lins, assessor de planejamento e suporte da CSN
– Palestra “Programa de Investimentos em Logísticas de Transportes, Visão e Expectativa” – Jony Marcos do Valle Lopes, gerente da EPL
– Coquetel
19 de junho (quarta-feira)
8 horas – Palestra ‘Perspectivas de atendimento do setor minerometalúrgico’ – Pedro Viola – Coordenador comercial da ALL Logística
08h40 às 12h10 – Sessões técnicas
14h – Palestra motivacional “A arte de ser leve” – Leila Ferreira
14h40 às 15h40 – Sessões técnicas
16h10 às 18h10 – Painel ‘Impacto da logística na competitividade da siderurgia’
20 de junho (quinta-feira)
8h30 – Palestra de abertura ‘Lean logística’ – Frederico Bernal Ribeiro – gerente de logística da LAN Latin America Volkswagen
09h10 às 11h40 e das 13h30 às 15h – Sessões técnicas
15h30 às 17h30 – Mesa-redonda: ‘Logística e sustentabilidade’
17h30 – Encerramento e sorteio de brindes das empresas patrocinadoras
21 de junho (sexta-feira)
Visita técnica à CSN e Transporte Excelsior
Para acessar o programa oficial do evento, clique aqui.
Mais informação pelo telefone (11) 5534-4333, ramal 174 (Tatiana Cardoso) ou ramal 123 (Ludmila Freitas).
Fonte: ABM
