Presidente da Federação destacou a necessidade de maior integração entre universidades e setor produtivo para aumentar a competitividade das empresas

Edson Campagnolo disse que UTFPR é um bom exemplo de interação entre universidade e empresas (Fotos: Gilson Abreu)
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, destacou nesta quarta-feira (12) a necessidade de uma maior aproximação entre o meio acadêmico e o setor produtivo, para que o conhecimento e as tecnologias geradas nas universidades cheguem às empresas. A afirmação foi feita durante solenidade em comemoração pelo Dia da Indústria organizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O evento foi marcado por homenagens a indústrias, executivos e empresários que se destacaram no último ano em áreas relacionadas com a atuação da instituição de ensino.
Para Campagnolo, melhorar o relacionamento entre universidades e empresas é um dos objetivos da Fiep para aumentar a competitividade da indústria paranaense. “A Fiep, ainda na gestão do ex-presidente Rodrigo da Rocha Loures, iniciou essa aproximação, e agora continuamos avançando. Já subimos alguns degraus nesse desafio, mas ainda estamos distantes do que seria ideal nessa integração entre academia e indústrias”, declarou.
Segundo o presidente da Fiep, a UTFPR, pela forte interação que mantém com a indústria, é um bom exemplo dos resultados que podem ser alcançados com essa maior aproximação. “Esse movimento que a UTFPR faz, inclusive homenageando indústrias com quem mantém relações, deve ser valorizado”, disse Campagnolo, acrescentando que a universidade também mantém forte parceria com o Senai no Paraná, trocando informações em áreas como geração de conhecimento e capacitação de mão de obra para a indústria.
O vice-reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti – que na solenidade representou o reitor da instituição, Carlos Eduardo Cantarelli –, destacou que a interação com o setor produtivo faz parte da missão da universidade. “A UTFPR nasceu assentada no tripé ensino, pesquisa e relações empresariais e comunitárias”, disse. “Essa proximidade entre academia e empresas certamente será um diferencial para a construção do país. Se por um lado somos um local de geração de conhecimento, também temos muito a aprender com as empresas”, completou.
O pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Paulo André de Camargo Beltrão, acrescentou que a intenção da universidade é buscar ainda mais atender as necessidades das empresas no que se refere a novos conhecimentos e tecnologias. “As universidades brasileiras vêm fazendo grandes esforços nos últimos 20 anos para aumentar suas pesquisas, mas a transferência desse conhecimento ainda está muito aquém do que observamos em outros países”, reconheceu.
Também participaram do evento o diretor do Campus Curitiba da UTFPR, Paulo Osmar Dias Barbosa; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Gina Paladino; e o secretário interino de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio.
Durante a solenidade desta quarta em comemoração pelo Dia da Indústria – celebrado em 25 de maio – a UTFPR homenageou indústrias e empresas de destaque no último ano. Os homenageados atuam em áreas ligadas a cursos da universidade, como química ambiental, mecânica, eletrotécnica, eletrônica, informática, design, construção civil, gestão e economia, comunicação empresarial, letras, matemática, educação física e radiologia.
O presidente da indústria Trombini Embalagens, Renato Trombini, foi homenageado como Empresário do Ano pela UTFPR. Além disso, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, entregou a homenagem de Executiva do Ano a Mirella Prosdocimo, secretária especial de Direitos da Pessoa com Deficiência da prefeitura de Curitiba.
Feira de Estágios
Após a solenidade em comemoração pelo Dia da Indústria, o presidente da Fiep visitou a 11ª Feira de Estágios e Empregos da UTFPR. Realizado até esta quinta-feira (13), o evento tem como objetivo a divulgação das empresas aos estudantes e possibilitar o cadastramento dos alunos para preenchimento de futuras vagas.
O IEL, instituição ligada ao Sistema Fiep que atua na inserção de jovens estudantes nas indústrias, está com um estande no local, onde divulga seus serviços e oferece orientação aos alunos, além de apresentar algumas das vagas de estágio disponíveis atualmente. Também estão presentes na feira empresas como Bematech, Electrolux, Exxonmobil, GVT, Thyssenkrupp e Volvo, entre outras.
Fonte: Agência Fiepr
