Aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Paraná a mensagem do Executivo que autoriza a doação de imóvel estadual para o município de Barracão. A solicitação foi feita pelo líder do governo, deputado Ademar Traiano, e trata de dois imóveis para serem utilizados como campus do Instituto Federal do Paraná, em Barracão, incluindo além das edificações, as benfeitorias, móveis e equipamentos.
De acordo com o projeto, os imóveis ficam destinados exclusivamente à instalação do campus, gravado com cláusula de inalienabilidade. Caso contrário, se tiver utilização diversa da especificada, os imóveis podem ser revertidos ao patrimônio do Estado. O projeto foi apresentado para que a propriedade seja transmitida ao município para que os recursos da União para a educação possam ser transferidos para o Instituto Federal do Paraná o mais breve possível, antes que percam a validade.
O imóvel pertencia à FAFI (Faculdade da Fronteira) e vai ser adquirido pelo governo do Estado por R$ 4,3 milhões para a instalação do Instituto Federal do Paraná, além de cursos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O local oferece toda a estrutura de salas e espaço suficiente para que as duas instituições se estabeleçam no município.
Segundo o prefeito, Marco Zandoná, “foi graças a essa estrutura e ao esforço do governador Beto Richa e do líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano, que Barracão será contemplada com as duas instituições de ensino”, disse. Ainda de acordo com o prefeito, não há estimativa de quantos alunos serão atendidos neste primeiro momento, mas a população e o município estão otimistas com os benefícios que a instalação das universidades pode trazer para Barracão. Marco Zandoná acredita que virão alunos de toda a região sudoeste e também da Argentina para fazerem os cursos da Unila.
Traiano diz que os jovens da fronteira vão contar com duas universidades de ótima qualidade na região. “Uma oportunidade única que os estudantes terão de se formar em instituições conceituadas como o Instituto Federal do Paraná e a Universidade Federal das Américas. Um ato de generosidade do governador Beto Richa, que autorizou a compra da antiga FAFI, em Barracão, que será sede das duas instituições, oferecendo estudo de graça para os jovens da fronteira e também da Argentina”, destacou o líder do governo.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Dep. Ademar Traiano
