
Inauguração do laboratório de testes de motores pesados a diesel Euro V. Foto: Ivan Bueno
O Instituto de Tecnologia para Desenvolvimento (Lactec) inaugurou nesta sexta-feira (21), em Curitiba, o laboratório de testes de motores pesados a diesel Euro V, que está adaptado às normas exigidas pela legislação. A bancada que testará a emissão dos poluentes foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto, com investimento de R$ 6 milhões da Petrobras.
O evento de inauguração aconteceu no prédio do Lactec, onde está localizado o laboratório que está dentro das medidas da nova legislação ambiental, por meio da fase P7 do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores). A cerimonia foi feita pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.“É uma honra termos hoje no Estado uma estrutura laboratorial como esta. A partir dessas parcerias público-privadas, conseguimos criar um Paraná mais competitivo. É uma grande conquista para todos os paranaenses”, disse o secretário.Além de o laboratório ser uma grande ferramenta para testar motores de última geração, e estar aliada ao desenvolvimento paranaense, ele atende uma necessidade social. “Hoje é um dia especial por darmos início a um processo que vai alavancar ainda mais o Paraná e toda a população. E o laboratório favorece as pessoas através da inserção definitiva de biocombustíveis no transporte brasileiro”, explicou o superintendente do Lactec, Omar Sabbag Filho.
PARTICIPANTES – Após as explicações sobre o laboratório de testes de motores pesados a diesel Euro V, os participantes do evento conheceram as instalações da do laboratório e ouviram explicações técnicas.
Estavam presentes no evento o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho; o superintendente do Lactec, Omar Sabbag Filho; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; o coordenador do projeto do Lactec, Renato Arruda; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; o gerente da área de Desempenho de Produtos e Motores da Petrobras, Décio Magioli Maia; e o diretor de Operações Tecnológicas do Lactec, Mauricio Müller.
Fonte: ANPr