CNI lança Rumos da Indústria, programa de bate-papos virtuais temáticos

Na primeira edição, que ocorre amanhã, 25 de junho, às 15h, o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o economista Claudio Moura e Castro e o jornalista Demétrio Weber conversam sobre educação profissional

Imagem: CNI

Imagem: CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) dará início, nesta terça-feira (25), a mais um projeto de comunicação digital. A partir das 15h, a entidade promove a primeira edição do Rumos da Indústria, programa criado com o objetivo de reunir especialistas por meio de bate-papos virtuais temáticos.

Rafael Lucchesi, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e Claudio Moura e Castro, economista e especialista em educação, serão os primeiros convidados. No encontro, mediado pelo jornalista Demétrio Webber, eles discutirão a importância da educação profissional na formação dos jovens brasileiros e os reflexos na economia.

Os internautas poderão interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais. Basta utilizar a hashtag #RumosdaIndústria ou deixar mensagens nos perfis da Confederação Nacional da Indústria no TwitterFacebookGoogle+ ou Youtube.

O encontro ocorre na semana que antecede o Worldskills International, a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorrerá em Leipzig, na Alemanha, de 3 a 7 de julho. O Brasil será representado no torneio por 41 estudantes dos cursos técnicos e de aprendizagem profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

O bate-papo #RumosdaIndústria será realizado via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Além de assistir e interagir, internautas também poderão transmitir as imagens em seus sites ou blogs (o código do player será publicado minutos antes). O evento será transmitido ao vivo aqui pelo Portal da Indústria.

QUEM É QUEM

LucchesiRafael Lucchesi – Diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi também é diretor-geral do SENAI. Economista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuou como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) e como presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia. Foi assessor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Bahia. Também participou da área de Difusão Tecnológica da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Claudio MouraCláudio Moura e Castro – Autor de mais de 35 livros e mais de 300 artigos científicos, o articulista da revista Veja é um dos nomes mais respeitados do Brasil na área de educação. Formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ensinou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon. Chefiou a Divisão de Políticas de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, e foi economista de Recursos Humanos do Banco Mundial.

DemetrioDemétrio Weber – Repórter do jornal O Globo em Brasília, o jornalista Demétrio Weber é autor do blog Educação a Brasileira, espaço para notícias, entrevistas e estatísticas sobre as políticas dos governos federal, estadual e municipal para universidades e escolas públicas e privadas.

Por Glaucimara Silva
Do Portal da Indústria