MDIC: comércio é fundamental para o desenvolvimento do País

Edna Cesetti (MDIC) participa do Sicomércio Regional - Edição Nordeste. Crédito: Eduarda Carvalho

Edna Cesetti (MDIC) participa do Sicomércio Regional – Edição Nordeste. Crédito: Eduarda Carvalho

O comércio representa uma parcela expressiva do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Traçar políticas para o desenvolvimento do segmento é de extrema importância para o desenvolvimento econômico para a geração de renda e de empregos no país, de acordo com a assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Edna Cesetti, durante palestra no Congresso Regional do Sicomércio, nesta terça-feira (2/7), no Recife.

Segundo Edna Cesetti, o Governo Federal está empenhado em construir junto às entidades representativas do setor uma agenda voltada para inovação e ampliação do mercado. “São os empresários e as instituições que os representam que estão debatendo o que deve ser implementado a curto prazo. Temos uma agenda imediata para melhorar a competividade”, disse.

Estas ações estão sendo construídas a partir do Plano Brasil Maior, que é a política industrial, tecnológica e de comércio exterior do Governo Federal. O desafio do Plano Brasil Maior é: sustentar o crescimento econômico inclusivo num contexto econômico adverso; sair da crise internacional em melhor posição do que entrou, o que resultaria numa mudança estrutural da inserção do país na economia mundial. Para tanto, o Plano tem como foco a inovação e o adensamento produtivo do parque industrial brasileiro, objetivando ganhos sustentados da produtividade do trabalho

Para a assessora técnica do MDIC, a Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo (CNC) é fundamental para a elaboração de políticas que venham desenvolver o comércio de bens, de serviços e do turismo. “A CNC contribui para a construção de políticas para o segmento, pois, é ela que leva os anseios das entidades do setor a esfera nacional”, destacou.

Fonte: Ascom/CNC