O presidente da Fiep falou sobre a necessidade de investimentos e soluções na qualificação profissional durante Fórum do Pronatec, em Francisco Beltrão
O presidente da Fiep, Campagnolo, viajou para as regiões sudoeste e oeste do Paraná, onde está participando dos Fóruns regionais de apoio à formação e qualificação profissional. Os encontros estão sendo realizados pela secretaria de estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária para orientar os interessados sobre formas de ingressar nos cursos ofertados pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Criado pelo governo federal em 2011, o Pronatec tem o Senai como um dos principais parceiros na oferta de vagas gratuitas para diversos cursos profissionalizantes da entidade.
Durante o Fórum de Francisco Beltrão, realizado na quinta-feira (04), Campagnolo voltou a destacar a necessidade de parcerias e investimentos na formação e qualificação profissional. “Há menos de 30 anos, o segmento industrial era responsável por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje, nosso setor responde por apenas 14%. E esse indicador continua caindo, porque estamos competindo com produtos que chegam ao nosso país com custos muito inferiores. De quatro produtos disponíveis no varejo, um é importado. Precisamos nos unir, formar parcerias para capacitar mais e conseguirmos um diferencial maior”, destacou o presidente da Fiep.
Além de Campagnolo, o Fórum regional de apoio à formação e qualificação profissional de Francisco Beltrão teve a presença do secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli; do prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto; do líder da bancada do governo na Assembleia Ademar Traiano, de representantes do Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Senat); representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), de integrantes de secretarias estaduais – da Educação; do Turismo; da Família e Desenvolvimento Social; além de educadores e autoridades de toda a região sudoeste.
Nesta sexta-feira (05), Campagnolo participa do Fórum de Cascavel. Até o final do dia, o Pronatec terá sido apresentado a lideranças de 86 municípios.
Fonte: Agência Fiep
