Vendas do comércio registraram alta de 4,12% em maio

O varejo do Paraná se recuperou no mês de maio, com alta de 4,12% sobre abril, que havia fechado no vermelho.

Em relação ao mesmo mês de 2012, o aumento foi 5,75%, e no acumulado do ano o crescimento foi 7,78%. Os números são da Pesquisa Conjuntural realizada pela Fecomércio PR, que acompanha mensalmente a performance do comércio paranaense de forma regionalizada.

O grande responsável pelo bom desempenho foi o Dia das Mães, a segunda maior data de vendas do ano. Não é à toa que os setores que tiveram o maior faturamento em relação ao mês anterior foram o de vestuário (21,78%), calçados (17,77%), óticas (13,55%) e tecidos (12,49%). Além da data especial para as mães e para o comércio, as liquidações de primavera-verão nas lojas de vestuário, calçados e tecidos estimularam as vendas.

As lojas de tecidos ganharam notoriedade neste ano e atraem cada vez mais compradores em função da ocupação de imóveis residenciais, comerciais e reformas, em paralelo à melhoria de renda.

As empresas buscam se adequar ao novo perfil de mercado e ampliaram a gama de produtos, incluindo cortinas, carpetes, tapetes, cama-mesa-banho, sofás, papéis de parede e novos padrões.

Em oposição, a oferta de tecidos para confecção de vestuário masculino, feminino e infantil tem apresentado queda significativa, diretamente proporcional à predominância de novos hábitos da população e da escassez de mão de obra especializada (alfaiates e costureiras).

Outras variáveis conjunturais são importantes para o resultado verificado, entre elas o contexto econômico de pleno emprego, e o bom desempenho do agronegócio, que atua no aquecimento da demanda sobre o comércio em cidades interioranas.

A pesquisa completa, incluindo os dados das regiões do estado, já está disponível no
site: http://www.fecomerciopr.com.br/servicos/pesquisas/pesquisa-conjuntural.

Fonte: Ascom/FecomércioPR