O Google Brasil permaneceu em primeiro entre os buscadores mais utilizados no país, registrando 85,45% de participação nas buscas realizadas no período de 4 semanas terminado em 29 de junho de 2013, alta de 4,56 pontos percentuais em relação a junho de 2012, de acordo com dados da Hitwise, ferramenta líder de inteligência em marketing digital da Serasa Experian.
Em segundo lugar em participação nas buscas no país em junho de 2013 está o Bing Brasil, com 6,09% da preferência dos usuários, seguido de Ask Brasil, com 4,30%, e Google.com, com 2,32%,
Somando-se todos os domínios do Google entre os top 10 buscadores mais utilizados no Brasil, o buscador atinge 88,07% de participação no mesmo período de 4 semanas terminadas em 29 de junho. Já o Bing.com e Bing Brasil têm, juntos, 6,48% da participação de buscas no período.
O Yahoo! Brasil está em quinto lugar dentre os buscadores mais utilizados, com 0,82% de participação de buscas nas 4 semanas terminadas em 29 de junho de 2013. Ainda dentre os top 10 buscadores mais usados no Brasil no período estão Bing (0,39%), Google Portugal (0,28%), Yahoo.com (0,21%), Ask.com (0,03%) e Google Espanha (0,02).
Yahoo! Brasil lidera em taxa de sucesso
O Yahoo! Brasil ficou no topo do ranking de taxa de sucesso dos 10 buscadores mais relevantes na Internet brasileira. No período de 4 semanas terminadas em 29 de junho de 2013, buscador registrou 83,01%, enquanto o Bing Brasil atingiu 82,27%. Já o Yahoo.com registrou 80,53%. Isto significa que, para os três mecanismos de busca, mais de 80% das buscas executadas resultaram em uma visita a um site.
Já o Bing.com registrou taxa de sucesso de 77,21%, seguido do Ask.com (76,71%), Google.com (74,44%), Google Brasil (73,65%), Google Portugal (72,42%), Ask Brasil (72,36%) e Google Espanha (70,91%).
Buscas contendo uma palavra são maioria
As buscas contendo uma palavra foram 38,10% do total no período de 4 semanas terminadas em 29 de junho de 2013, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 21,05%, e três palavras, 16,70%. As buscas contendo quatro palavras somaram 9,01% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 6,12%.

Hitwise
A Hitwise é a ferramenta líder de inteligência digital da Serasa Experian que ajuda clientes a proteger e aumentar sua participação de mercado por meio da aplicação de dados de mensuração de internet. A Hitwise tem a maior amostra de usuários de internet do mundo – 25 milhões de pessoas, sendo 500 mil no Brasil -, que permite que clientes entendam o comportamento de seus consumidores e concorrentes na internet.
A Hitwise tem presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Cingapura, Canadá, Brasil e China.
Mais informações sobre a Hitwise estão disponíveis em www.hitwise.com e www.hitwise.com.br.
Sobre a Serasa Experian Marketing Services
A Unidade de Marketing Services da Serasa Experian oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico, e-mail marketing e marketing digital.
www.serasaexperian.com.br/marketingservices
Fonte: Serasa Experian