A população de Curitiba terá acesso gratuito a informações envolvendo ações de conscientização, diagnóstico e tratamento de hepatites, como parte da iniciativa para lembrar o Dia Internacional de Combate às Hepatites Virais, no final deste mês. Organizada pelo SESC e ICF (Instituto Para Cuidados do Fígado) e parceiros fundamentais como: SESA (Secretaria da Saúde do Paraná), Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Angelina Caron, a mobilização será realizada na sexta-feira (26), das 10h às 16h, na Praça Rui Barbosa.
O dia internacional de combate à doença é uma data importante para chamar a atenção da população para o combate às hepatites virais em todo o mundo. A programação para os interessados é extensa e diversificada. A população poderá encontrar acesso gratuito a testes rápidos para detecção de hepatites B e C, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, além de informações sobre os tipos de hepatites e a necessidade da realização de exames para detecção e vacinas existentes atualmente.
Estão previstas entregas de preservativos masculinos e de material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis, com foco na proliferação da hepatite B. Também serão realizadas orientações sobre instrumentos empregados em podologia, pedicure e manicure, como alicates, palitos e lixas esterilizados, com entrega de lixas descartáveis.
A programação vai ainda prestar orientações sobre transplante de fígado (em parceria com a Central de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde) e sensibilização pela doação de sangue nos bancos credenciados em hospitais e no Hemepar que estará presente no evento com folders informativos à população.
A SESA terá no local equipe de enfermeiros e assistentes sociais do SESC e ICF para os testes rápidos e acolhimentos. Os testes serão aplicados em pessoas com idade acima de 18 anos dentro do horário de atendimento. Em caso de detecção, o ICF fará os encaminhamentos necessários para tratamento. O SESC disponibilizará a estrutura necessária para a realização da programação na Rui Barbosa, como a locação de tendas, mesas, cadeiras, iluminação e almoço para voluntários e colaboradores.
Sobre o Instituto:
O Instituto para Cuidado do Fígado (ICF) atende gratuitamente pacientes com problemas hepáticos. Os médicos do ICF orientam desde o diagnóstico das doenças do fígado até o término do tratamento, seja ele tomando remédios ou realizando um transplante. O serviço é prestado pela equipe médica do Centro Digestivo e Transplante de Órgãos (CDTO) e o atendimento é feito no Edifício ASA, em Curitiba.
Para ajudar na continuidade deste trabalho a conta do ICF para doações é: Banco do Brasil, agência 1876-7, conta corrente 35251-9 ou ainda através de apadrinhamento da causa com um boleto mensal. Para receber seu boleto ligue para: (41) 3323-7228 e 3223-2219 ou acesse www.icfigado.org.
Instituto para Cuidado do Fígado
Rua Voluntários da Pátria, 475, cj 905a – Edifício ASA
Curitiba – Paraná
Telefones: (41) 3323-7228 e 3223 2219
www.icfigado.org