57º Congresso Brasileiro de Cerâmica e 5º Ibero-Americano Congresso de Cerâmica é notícia na Revista Interceram

Organizado pela Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram), o 57 º Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC) foi realizado de 19 a 22 de maio, em Natal, capital do Estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Nesta edição, que também incluiu o 5 º Congresso Ibero-Americano de Cerâmica, mais de 560 delegados de 10 países diferentes (Brasil, Portugal, Espanha, Chile, Argentina, México, Colômbia, Uruguai, Grenada e Alemanha) participaram das 15 apresentações, 5 minicursos e três mesas-redondas e painéis. Um total de 766 trabalhos, divididos em 15 seções técnicas (matérias-primas, síntese de pó, cerâmica branca, tradicional, telhas e tijolos, cimento e gesso, refratários, vidros e vitrocerâmicas, cerâmica termomecânicas, eletro-eletrônico, biocerâmica, reciclagem e meio ambiente, arte e design, nanotecnologia e processamento) foram apresentados como posters e apresentações orais.

O evento foi presidido pelo Dr. Wilson Acchar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. O co-programa foi coordenado pelo Dr. Sônia RHM Castanho, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Dr. Dachamir Hotza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Dr. Samuel M. Toffoli, Universidade de São Paulo, USP, e também presidente da ABCeram. O CBC tem ocorrido anualmente desde 1954. Como o evento mais antigo e mais importante da área no Brasil,  reúne acadêmicos, estudantes (graduação e pós-graduação), indústrias e centros de pesquisa e também apresenta uma expressiva participação estrangeira.

Cerimônia de abertura do 57 º Congresso Brasileiro de Cerâmica - 5 º Congresso Ibero-Americano de Cerâmica

Cerimônia de abertura do 57 º Congresso Brasileiro de Cerâmica – 5 º Congresso Ibero-Americano de Cerâmica.Foto: Abceram

Alguns destaques na programação técnica
Na cerimônia de abertura, a nota-chave orador José S. Moya, Instituto de Cerámica y Vidrio, Madrid (Espanha), apresentou uma revisão sobre os biocidas inorgânicos baseados em Na-Ca vidros contendo nanopartículas de Ag e C. Ele também destacou algumas dificuldades e oportunidades para P & D e os estudantes de intercâmbio a nível mundial. Durante as apresentações, Ana M. Segadães, Universidade de Aveiro (Portugal), falou sobre o uso realista de diagramas de fase ternários em processamento cerâmico; Geraldo CD Trujillo, Universidade Autônoma de Baja Califórnia (México), discutiu o uso de vários tipos de resíduos sólidos como matéria-prima para vitrocerâmicas e Rodrigo Martins, Universidade Nova de Lisboa (Portugal), apresentou uma palestra sobre eletrônica em papel. Durante os painéis, foram discutidos temas como políticas governamentais e privadas para P & D, reciclagem e proteção ao meio ambiente, comércio internacional e do mercado para a comunidade ibero-americana. Outros temas discutidos pelos técnicos convidados foram relacionados com a I & D em indústrias de telhas (Anselmo O. Boschi, Universidade Federal de São Carlos, Brasil), o uso de matérias-primas eletrofundidos em indústrias de cerâmica (Cláudio H. Martilns, Elfusa Geral de Eletrofusão Ltda., Brasil) , 3D impressão de cerâmicas refratárias (Jamil Duailib Filho, DNCer Indústria e Comércio Ltda., Brasil), caracterização de produtos cerâmicos e matérias-primas (José V. Emiliano, Netzsch do Brasil, e Leandro Almeida, PANalytical, Brasil) e estruturas multicamadas produzido pelo deslizamento de fundição (Rodrigo Moreno, CISC, Madrid, Espanha), entre outros.

Os mini-cursos apresentados tópicos sobre processamento de cerâmica tradicional e suspensão coloidal, caracterização de cerâmicas de ultra-som e método de Rietveld e dispositivos eletrônicos transparentes.

Rafael Salomão (à esquerda) recebendo o prémio para o melhor trabalho apresentado no 57 º Congresso Brasileiro de Cerâmica - 5 º Congresso Ibero-Americano de Cerâmica

Rafael Salomão (à esquerda) recebendo o prêmio para o melhor trabalho apresentado no 57 º Congresso Brasileiro de Cerâmica – 5 º Congresso Ibero-Americano de Cerâmica

Vários prêmios para os melhores trabalhos apresentados foram dadas durante a cerimônia de encerramento. Entre eles: “Estudo para revelar a microestrutura de carboneto de silício sinterizado por fase líquida utilizando tetraborato de sódio” (melhor Ceramografia apresentado na 57 CBC), de autoria do TAS Maselho, G.C.R. Garcia e Sebastião Ribeiro, Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Brasil, e “estruturas filamentosas alumina-quitosana porosas produzidas por gelcasting” (melhor trabalho apresentado), de autoria de Rafael Salomão e Jamile Brandi, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), Brasil.

* Prof. Dr. Rafael Salomão, Materials Engineering Department, São Carlos School
of Engineering, Avenida Trabalhador São-carlense 400, São Carlos-SP, Brazil.
E-Mail: rsalomao@sc.usp.br

Mais informações: http://metallum.com.br/57cbc/iberocer2013/

Page 164 – Interceram 3/2013 – REFRACTORIES MANUAL I/2013

57th Brazilian Congress on Ceramics – 5th Ibero-American Congress on Ceramics
R. Salomão*

* Matéria traduzida da Revista Interceram- Página 164 – pelo Tradutor Google.

Fonte: Abceram/ por Moroz Comunicação