
Teste de fumaça para detectar irregularidades em rede de esgotamento sanitario. Na foto, o teste demonstra irregularidades, pois a fumaça está saindo no bueiro (também chamado de boca-de-lobo), ou na calçada. Foto: Ike Stahlke/sanepar
A Sanepar começou nesta segunda-feira (29) a realizar os testes com fumaça no bairro Água Verde, em Curitiba. Serão vistoriados 36 quilômetros de rede coletora de esgoto. Os testes continuam até outubro deste ano e não representam nenhum perigo para a população, pois a fumaça não faz mal para a saúde nem mancha as roupas.Alguns vazamentos e irregularidades foram encontrados já no início dos testes.
Os técnicos da empresa terceirizada pela Sanepar, que injetaram fumaça em pontos específicos da rede de esgoto, localizados nas esquinas e meios das quadras, encontraram fumaça saindo de bueiros, destinados exclusivamente para a água de chuva, e nas calçadas, sugerindo que há rompimento na rede.
COMO É – O teste consiste apenas em injetar fumaça na rede de esgoto com um equipamento especial. Essa fumaça sai nas instalações internas das casas, nos banheiros, cozinha e área de serviço, e na parte externa dos imóveis, como nos ralos e calhas que coletam água de chuva. Em cada situação de saída da fumaça é possível identificar se a ligação está correta ou qual é o problema que está ocorrendo.
Os proprietários dos imóveis onde foram encontradas irregularidades serão notificados pela Sanepar e terão 30 dias para regularizar a situação. Já na rede coletora de esgoto, os consertos necessários serão providenciados pela Sanepar.