Arquitetos e urbanistas terão acesso a crédito com taxas de juros reduzidos

Convênio entre Fomento Paraná e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Foto: Fomento/PR

Convênio entre Fomento Paraná e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Foto: Fomento/PR

A Fomento Paraná assinou um acordo de cooperação técnica com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) para facilitar o acesso a linhas de financiamento do Banco do Empreendedor para profissionais ligados à entidade. O convênio foi assinado nesta segunda-feira (29/7), durante a solenidade de inauguração da nova sede do conselho em Curitiba.

Pelo convênio, que envolve o projeto Arquiteto Empreendedor e o Núcleo de Empreendedorismo e Sustentabilidade (NESC-CAU/PR), serão beneficiados mais de oito mil arquitetos e urbanistas em atividade e os associados ao conselho. “Queremos que o arquiteto paranaense deixe de ser um intermediário, para ser um empreendedor”, afirma o presidente do conselho, Jeferson Dantas Navolar.

O objetivo da parceria é estimular a formalização dos profissionais e baratear o acesso a financiamentos. “Vamos disponibilizar o crédito principalmente para que os jovens arquitetos possam desenvolver seus projetos próprios e também os projetos dos clientes dos escritórios de arquitetura e urbanismo, para instalação de empresas ou reformas e ampliações”, explica Juraci Barbosa, presidente da Fomento Paraná.

Para Navolar, a parceria com a Fomento Paraná é fundamental para incentivar o empreendedorismo entre os profissionais de arquitetura e urbanismo. “Hoje muitos arquitetos trabalham informalmente, sem estrutura e espaço adequados, que são fundamentais para que o profissional possa ser mais empreendedor e mais produtivo”, afirma.

Ele destaca ainda a importância do trabalho dos profissionais para assegurar que as políticas públicas do Governo do Estado, em especial no financiamento aos municípios, sejam mais efetivas e eficazes, porque são habilitados a analisar e desenvolver os projetos. “Hoje temos muitos recursos à disposição, tanto do setor público quanto privado, mas faltam projetos de qualidade”, completa presidente do conselho.

BANCO DO EMPREENDEDOR — As linhas de crédito do Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná, apresentam taxas de juros reduzidas e que estão entre as mais baixas do país para financiar investimentos produtivos — máquinas, equipamentos, instalações e móveis de escritório podem ser financiados com juros a partir de 0,51% ao mês. As taxas são mais baixas para empreendedores que participam de algum curso de capacitação gerencial.

FOMENTO PARANÁ – A Fomento Paraná é uma instituição financeira controlada pelo Governo do Paraná e voltada ao desenvolvimento regional sustentável. A empresa apoia financeiramente iniciativas que gerem emprego e renda, por meio de um modelo de crédito orientado, que é desenvolvido em parceria com entidades diversas do setor público ou privado, e linhas de crédito com juros mais baixos que os de mercado, subsidiados pelo Estado.

CAU-PR – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) foi criado há um ano e meio, com sede em Curitiba. A instituição possui regionais em Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco. A próxima regional será a de Guarapuava.

Fonte: Fomento/PR