A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) inaugura mais dois escritórios regionais, nesta sexta-feira (2), nas cidades de Nova Esperança, na região Noroeste, e Jandaia do Sul, no Norte. As estruturas vão funcionar em parceria com as Associações Comerciais dos municípios.
Com os novos escritórios a Jucepar chega a 60 estruturas regionais de atendimento espalhadas pelo interior do Estado, dessas 18 foram abertas a partir de 2011. Na próxima sexta-feira (9) está programada a inauguração do escritório de Jaguariaíva, nos Campos Gerais.
“Ao levar para mais perto dos empresários do interior os serviços da Jucepar estamos reduzindo custos, estimulando a formalização de novos negócios e a criação de empregos”, afirma o diretor-geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Horácio Monteschio.
MODERNIZAÇÃO – De acordo com presidente da Jucepar, Ardisson Akel, a abertura dos escritórios faz parte de um amplo programa de reestruturação e modernização administrativa do órgão, que inclui também a aquisição de um novo imóvel e investimentos em tecnologia (hardware e software) com o objetivo de aumentar a eficiência e segurança dos processos de abertura, transformações e baixas de empresas.
“A maior eficiência dos processos de registro de empresas é um dos compromissos do Governo Beto Richa e faz parte do programa Paraná Competitivo, que busca criar as melhores condições para investimentos ao Estado”, frisa Akel. Em pouco mais de dois anos o programa de benefícios Paraná Competitivo atraiu cerca de R$ 25 bilhões de investimentos em todas as regiões do estado.
IMÓVEL – A Junta negocia a compra de um imóvel pronto para atender adequadamente as necessidades do órgão. A seleção do imóvel passou por um processo de chamada de proposta publicado no início de junho no Diário Oficial do Estado. Entre as características do imóvel pretendido pela Junta estão área de, no mínimo, 5 mil metros quadrados e localização no entorno do Centro Cívico.
Hoje, a Jucepar está localizada em um prédio construído na década de 50 para ser supermercado do Exército e que foi adaptado ao longo dos anos. O espaço ficou insuficiente e dificulta a modernização da estrutura atual.
Segundo Akel a nova sede é fundamental para a implantação e gerenciamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sistema que vai permitir mais velocidade e menos burocracia na abertura de empresas, com a integração de diversos órgãos de registro como as Receitas Estadual e Federal e prefeituras.
INAUGURAÇÕES – A abertura do escritório de Jandaia do Sul será às 11h na Associação Comercial de Jandaia do Sul (Acejan) e o de Nova Esperança na Associação Comercial e Empresarial de Nova Esperança (Acine) às 17 h. Horácio Monteschio e Ardisson Akel participarão dos eventos.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEIM