Comunicação por SMS agiliza o atendimento durante situações emergenciais
A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel passa a disponibilizar o contato via mensagem de celular (sms) para comunicações de falta de energia. Além de ser um canal a mais de relacionamento com os consumidores, a nova opção visa facilitar o contato em situações críticas – pois nestes momentos a central de teleatendimento pode ficar congestionada.
Para comunicar a Companhia sobre faltas de energia basta enviar um sms para o telefone (41) 9106-9146, e na mensagem informar o número da unidade consumidora que está com problemas no fornecimento (este número pode ser consultado em qualquer fatura de energia). Somente o número da unidade consumidora deve ser informado – sem o dígito verificador, sinais, espaços ou qualquer texto. Quando a mensagem for recebida pela Cocel, o consumidor receberá um sms de confirmação informando o número do protocolo de atendimento. O valor do envio da mensagem depende da operadora de telefonia celular contratada pelo consumidor.
A Cocel considera períodos críticos aqueles em que uma grande quantidade de consumidores fica sem energia ao mesmo tempo – quando ocorrem temporais de grande intensidade ou falhas em subestações, por exemplo. O gerente da Divisão Comercial da Companhia, Carlos Conrado Krzyzanovski, conta que nestes momentos a Companhia chega a receber mais ligações que a capacidade de atendimento, impossibilitando que todos sejam atendidos na hora.
Krzyzanovski informa que a central de teleatendimento da Cocel recebeu em 2012 um total de 114 mil ligações, e que em períodos críticos o número chega a ultrapassar mil ligações por dia. “No dia 21 de julho, por exemplo, quando houve um forte temporal que causou sérios danos à rede de distribuição de energia, nossa central de teleatendimento recebeu mais de 1.200 ligações”, cita Krzyzanovski.
Agência Virtual pode ser utilizada para solicitação de serviços
A Cocel disponibiliza quatro opções de contato a seus consumidores: o atendimento pessoal (realizado na sede da empresa), o teleatendimento (através de ligação gratuita para o 0800-7262121), o sms para informações de falta de energia e também a Agência Virtual – por onde diversos serviços podem ser solicitados.
A Agência pode ser acessada por meio do site http://www.cocel.com.br. Solicitações de manutenção da iluminação pública podem ser realizadas sem a necessidade de cadastro. Para consulta a histórico de faturas, impressão de segundas-vias e solicitação de outros serviços é preciso fazer o cadastro da senha no primeiro acesso.
Cocel estuda a implantação de novos serviços de comunicação com os consumidores
O diretor financeiro da Cocel, Marcus Preis, conta que outras melhorias estão em estudo e devem ser implantadas nos próximos meses. “Devemos utilizar o sms também para avisar os consumidores sobre desligamentos programados para realização de manutenção na rede”, informa Preis. Atualmente a programação de obras de manutenção e desligamentos necessários pode ser consultada no site da Companhia (www.cocel.com.br).
“O número de consumidores da Cocel tem aumentado em média 7% ao ano, e estamos em busca de soluções que permitam que todos possam ser atendidos da melhor forma”, completa Preis. A Companhia atualmente atende a 45.500 unidades consumidoras, e está realizando estudos sobre a viabilidade técnica e financeira para instalação de uma central automatizada de teleatendimento e também renovação do site oficial.
Fonte: Cocel
