Os 11 encontros regionais promovidos no mês passado para divulgar cursos profissionalizantes reuniram mais de 3 mil pessoas, entre elas 121 prefeitos e 1.700 técnicos de 340 municípios paranaenses. Em todo o Estado, existem mais de 75 mil vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Romanelli salientou a abertura de diálogo entre os municípios e as instituições ofertantes dos cursos profissionalizantes no sentido de transformar a realidade do Estado. “Só com investimentos em qualificação e capacitação profissional podemos promover a emancipação do cidadão, sua inserção e progressão no mercado de trabalho”.
PARTICIPAR – O estudante que quiser participar de curso profissionalizante deve procurar a direção da escola, que o encaminhará ao Núcleo Regional de Educação para conhecer os cursos ofertados em seu município ou região. Já os trabalhadores ou desempregados devem procurar o Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, para conhecer os cursos disponíveis e se qualificar gratuitamente.
Os trabalhadores que estejam recebendo o seguro-desemprego também podem frequentar os cursos de qualificação profissional. Para isso, eles devem procurar a Agência do Trabalhador para mais informações sobre os cursos disponíveis.
PRONATEC– O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi criado em 26/10/2011 através da Lei n° 12.513/2011 do Governo Federal, têm por objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Pronatec oferta uma grande variedade de cursos profissionalizantes, que são levados à população paranaense pelo Governo do Estado e parceiros como as instituições do Sistema S (Senai, Senac e Senat) e o Instituto Federal do Paraná.
Mais informações sobre o Pronatec podem ser obtidas também pela internet, no portalwww.pronatecparana.pr.gov.br.