O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, apresentou um panorama geral sobre a economia brasileira e o cenário externo, nesta terça-feira (6/8), em São Paulo, para cerca de 100 presidentes e presidentes de conselho de grandes companhias brasileiras, no 13º Fórum dos Presidentes.
Sobre o cenário externo, o presidente do BC avaliou que as perspectivas para a economia internacional têm melhorado. Esse momento de transição apresenta desafios, para os quais o Brasil está preparado, e o BC tem atuado para reduzir volatilidade decorrente desse processo.
Ao mencionar a atividade econômica, Tombini afirmou que o crescimento tem se materializado de forma gradual, destacando o desempenho da produção de bens de capital, ligados ao investimento. Segundo ele, a percepção está mais pessimista que a realidade, pois o primeiro semestre apresentou diversos aspectos positivos. Porém, a consolidação dessa trajetória positiva para o investimento depende do fortalecimento da confiança das empresas e das famílias.
Tombini reforçou que a trajetória de convergência para a meta de inflação se inicia neste 2º semestre e o objetivo é entregar em 2013 o índice abaixo daquele registrado no ano passado. O presidente do BC também reafirmou que a condução adequada da política monetária limitará a transmissão da desvalorização do câmbio para a inflação no horizonte relevante. Sobre câmbio, Tombini disse ainda que o BC pode ofertar leilões de linha a qualquer tempo, se julgar necessário.
Brasília, 6 de agosto de 2013
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
