Os Centros Internacionais de Negócios foram criados em 1998 com o objetivo de promover a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras
Neste mês de agosto, a rede brasileira de Centros Internacionais de Negócios (CIN) completa 15 anos de esforços para inserir, de forma competitiva, as pequenas e médias empresas brasileiras no comércio exterior. A rede, criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), está presente nas 26 federações estaduais de indústria e na Federação de Indústria do Distrito Federal. Hoje, conta com 229 analistas e tem uma média de entrega de produtos e serviços anuais superior a 80 mil.
A rede CIN foi pensada para tirar dúvidas dos empresários interessados em atravessar as fronteiras com seus produtos. Nesses últimos anos, sua principal conquista foi a criação de uma estratégia conjunta e do software de gestão de carteira de clientes para melhorar a gestão, gerir informações sobre os clientes, diagnosticar o perfil e as necessidades das empresas atendidas pela rede, além de padronizar o processo de atendimento. Um empresário no interior no Acre que quiser exportar, por exemplo, terá as mesmas informações que o empresário da Avenida Paulista.
Atualmente, a rede CIN oferece seis serviços diferenciados: capacitação empresarial voltada para a internacionalização; inteligência comercial, com pesquisa de mercado para os produtos brasileiros e sobre os principais mercados mundiais; promoção comercial, que é a atuação em feiras internacionais e encontros de negócios; programas específicos para a internacionalização da empresa; consultorias e assessorias em comércio exterior e emissão de certificado de origem, que comprova a origem brasileira da mercadoria para benefícios fiscais em países que têm acordo comercial com o Brasil.
Por meio dos centros internacionais, a CNI estimula a discussão entre governos e empresários sobre o papel nos pequenos negócios nas cadeias globais de valor, ampliação da inovação e facilitação de acesso a financiamentos e a novos mercados. Também firma convênios internacionais de cooperação econômica para apoiar o processo de internacionalização das pequenas e médias empresa. A CNI trabalha para fortalecer as pequenas e médias para que elas cresçam, ganhem musculatura, robustez e se tornem negócios maiores e de grande sucesso.
Fonte: Portal da Indústria
