SESI realiza Semana de Promoção de Vida Saudável em indústrias de todo o país

De 26 a 30 de agosto, mais de 200 mil trabalhadores de 1.300 empresas participam de palestras, exames médicos e atividades esportivas e culturais que incentivam hábitos saudáveis

Sesi

De 26 a 30 de agosto, mais de 200 mil trabalhadores de 1.300 empresas participam da Semana de Promoção de Vida, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em todo o país. O objetivo da ação, realizada desde 2005, é sensibilizar gestores, colaboradores e dependentes sobre a importância de se incentivar e adotar estilos de vida saudáveis. Para isso, serão realizados treinamentos, palestras, exames médico-odontológico e atividades esportivas e culturais em unidades do SESI e também dentro das empresas.

Com equipe de atendimento multidisciplinar, a iniciativa envolve profissionais de educação física, nutrição, saúde, segurança no trabalho, entre outros. “O incentivo à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores é fundamental para aumentar a competitividade e a produtividade da indústria brasileira”, destaca o analista do SESI Luiz Carlos Marcolino.

Há quatro anos, a fabricante de portas e janelas Gravia, localizada no Distrito Federal, participa da iniciativa. Nesta edição, a empresa fará o evento paralelamente à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e contará com a participação de cerca de 470 trabalhadores e seus familiares. Além de palestras e cursos para oferecer dicas de saúde e prevenção de doenças, serão realizadas capacitações com o objetivo de conscientizar trabalhadores sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Também será realizada uma aula diferenciada de ginástica laboral, que deve durar de 15 a 20 minutos. “A atividade deve ser realizada com todos os trabalhadores no pátio da empresa e terá um caráter mais de lazer e recreação”, relata Anair Martins Filho, técnico de segurança do trabalho da Gravia. Segundo ele, a ação é positiva pois trabalhadores percebem que a empresa se preocupa com a saúde deles. “Isso valoriza a relação entre as duas partes”, destaca.

Em São Paulo, diversas unidades do SESI oferecerão atividades para gestores e trabalhadores como palestras para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e exames médicos. No município de Bauru, por exemplo, gestores de indústrias poderão participar de workshop sobre gerenciamento de stress e trabalhadores poderão realizar avaliação física e receber orientações sobre qualidade de vida, entre outras ações.

Foto: CNI
Fonte: Portal da Indústria