Conselho de Desenvolvimento das Cidades da FIEP debate a Copa de 2014 no Paraná

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mario Celso Cunha, participou, nesta quinta-feira (29), da reunião do Conselho Temático de Desenvolvimento das Cidades, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP/PR).Curitiba, 29/08/2013.Foto: Fernanda Castro/ANPr

Na foto: João Barreto Lopes, assessor  da Presidência da FIEP, Hélio Bampi,vice-presidente da FIEP e coordenador do Conselho Temático de Desenvolvimento das Cidades, e o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mario Celso Cunha. Foto: Fernanda Castro/ANPr

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014, Mario Celso Cunha, participou nesta quinta-feira (29) da reunião do Conselho Temático de Desenvolvimento das Cidades da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O secretário debateu o tema Copa 2014 e falou sobre a preparação do Estado para o mundial.

Mário Celso Cunha lembrou das ações de valorização da indústria paranaense, além da abertura de espaço no Projeto Copa. “Estamos trabalhando para inserir os produtos do Paraná nas ações da Copa, seja na abertura de licenciamentos, passando pela capacitação, até a indústria de alimentos e confecções”, disse Cunha.

Integrante do Conselho Temático da Infraestrutura, o vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, coordenou os trabalhos. “Estamos certos da realização de uma boa Copa do Mundo no Paraná, principalmente pela sintonia que existe entre os governos municipal, estadual e federal”, disse. “Temos a certeza de que vamos oferecer ao cidadão toda a infraestrutura necessária para a competição e sabemos do importante legado que o mundial deixará”, completou Bampi.

Outro tema predominante foi a capacitação dos trabalhadores na indústria, destacado pelo consultor empresarial Cláudio José Menna Barreto Gomes. “Considero muito importante o evento Copa, especialmente pela qualificação e capacitação, talvez seja este o legado mais importante que ficará para nosso Estado”, falou Barreto.

O presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep), Vilson Felipe Borgmann, informou que, “mais de mil pessoas já estão sendo capacitadas com cursos de idiomas e para bem receber o turista”. Arthur Passos, da Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agrícolas do Sudoeste do Paraná (Caciaspar) destacou os trabalhos que o governo vem fazendo nas cidades do interior. “Paranaguá, que é a porta de entrada via marítima dos turistas, está se preparando para este grande evento”. “A Associação Comercial e Industrial tem realizado vários debates sobre o tema, buscando uma participação efetiva neste projeto”, disse Passos.

A “Acessibilidade” também foi outro tema bastante discutido, questão levantada pelo diretor do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Paraná (Sindarq), Ricardo Mesquita. “É fundamental acompanhar as obras do PAC da Copa e do estádio da Arena, pois os lugares reservados para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, idosos e obesos devem ser preservados, conforme determina a legislação. Vamos cobrar estas ações”, afirmou Mesquita.

O secretário da Copa lembrou dos projetos dos governos estadual e municipal que contemplam a acessibilidade. “O governador Beto Richa tem orientado muito para este aspecto da acessibilidade e nós estamos acompanhando todas as novas obras para garantir estas condições”, informou Mario Celso

Participaram da reunião do Conselho da Fiep representante do seguintes do Sesi, Sindimetal, Sindical, Sindicarne, Sipcep, Sindicato dos Móveis, Sindarq, Fecomércio, Faciap, Aecic, Tecpron, Caciaspar, Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Construtora Ghetter e Associação Comercial do Paraná.

Fonte: ANPR/ por Moroz Comunicação