Feira da Louça de Campo Largo mostra novidades da indústria cerâmica

Cerimônia de Abertura da 23ª Feira da Louça. Foto: Fecomercio

Cerimônia de Abertura da 23ª Feira da Louça. Foto: Fecomercio

A tradicional Feira Nacional da Louça de Campo Largo, polo cerâmico nacional, teve início nesta quinta-feira (5). Durante a abertura oficial da feira, o presidente do Sindilouça/PR, realizador do evento, José Canisso, e o prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, deram as boas-vindas aos primeiros visitantes. O vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt, representou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. A 23ª edição do evento, que reúne as novidades das principais indústrias locais, vai até 15 de setembro, no Ginásio da Rondinha (BR 277, KM 20).

De acordo com Canisso, a cidade de Campo Largo é líder nacional em produção do setor. “As indústrias instaladas no município fabricam 90% das porcelanas brancas de mesa nacional, 83% das porcelanas da América Latina, 40% das cerâmicas de mesa nacional, 40% das cerâmicas para eletromecânica e ainda 14 milhões de metros quadrados de pisos e revestimentos ao ano”, informou.

As indústrias cerâmicas são a base da economia do município. São responsáveis por mais de 50% da arrecadação de ICMS do município e geram 14 mil empregos diretos e indiretos através das 35 empresas (grandes, médias e pequenas) que formam o Polo Cerâmico de Campo Largo. A produção anual estimada do segmento chega a 110 milhões de peças. Desse total, 25% a 40% são exportados.

O prefeito de Campo Largo enfatizou que a feira sempre foi um sucesso, desde a primeira edição, em 1991. “Neste evento, as indústrias campo-larguenses podem mostrar a beleza de suas peças e comprovar a importância do setor para nosso município”, afirmou.

A mostra é uma organização do Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmicas de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná (Sindilouça/PR) e do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Largo (Sindivarejista). Conta com o patrocínio da Prefeitura de Campo Largo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Caixa Econômica Federal, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Senai, Sesi, FMM Engenharia, além do apoio da Incepa, Cocel e Eletrobala.

No total, 40 expositores irão apresentar os lançamentos da indústria da louça a preço de fábrica. Os visitantes encontrarão produtos como jogos de jantar e café de porcelanas, grés e cerâmicas, além de peças de decoração e artesanato local. A ponta de estoque é outro atrativo da feira.

Senac na Feira da Louça

Além do stand institucional do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o Senac promoverá a oficina de Mise en place nos dias 7 e 14 de setembro, às 15h. O instrutor do Senac Curitiba, Gilberto Pereira Dias, e o competidor da Worldskills, Ueslei Felipe de Oliveira, vão demonstrar o montagem de mesas, desde um café da manhã, evoluindo para um jantar fino. O público poderá visualizar a disposição correta das cerâmicas, talheres e demais complementos que embelezam a mesa e tornam qualquer refeição ainda mais apetitosa.

Serviço

23ª Feira da Louça de Campo Largo

Local: Ginásio da Rondinha – BR 277 – KM 20 (ao lado da Igreja São Sebastião)

Valor da entrada: R$ 3,00

Entrada livre: Idosos (acima de 60) e crianças até 12 anos

Horários: Dias úteis, das 14h às 22h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h

 

Fonte: Fecomércio