MDIC abre Primeiro encontro do Grupo de Trabalho Franco-Brasileiro sobre Inovação

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Economia e das Finanças da França realizam nesta segunda-feira (9), em Paris, o Primeiro Encontro do Grupo de Trabalho Franco-Brasileiro sobre Inovação.

A delegação brasileira, liderada pelo Secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, conta com 20 representantes do Governo Federal, governos estaduais, agências de fomento, universidades, gestores de Arranjos Produtivos Locais (APLs), empresas e entidades empresariais. Além de participar do evento em Paris, o grupo fará visitas técnicas, entre os dias 10 e 13, a empresas e a Polos de Competitividade (versão francesa dos APLs brasileiros) nas cidades de Nice e Toulon, com foco no setor de petróleo e gás.

Esse é o primeiro encontro do GT criado pelo Memorando de Entendimento para cooperação na área de inovação, assinado entre os dois ministérios. O acordo fixou como objetivo estabelecer ação conjunta na área de inovação, amparada por cooperações múltiplas em diversas frentes, notadamente em Polos de Competitividade franceses, APLs, e nas suas empresas.

Na abertura do encontro, Fujimoto apresentou o Plano Brasil Maior e o Plano Inova Empresa, com destaque para os estímulos para a atração de centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de multinacionais para o Brasil. O secretário também fez um convite para que a próxima reunião do grupo seja realizada no Brasil, provavelmente no âmbito da visita de Estado do presidente francês, François Hollande, ao Brasil em dezembro deste ano. Fujimoto também terá uma reunião com a Vice-Ministra de Desenvolvimento Produtivo, Fleur Pellerin.

As discussões do evento focam nas possibilidades concretas de cooperação entre os dois países, principalmente relacionadas aos seguintes tópicos: perspectivas futuras de cooperação entre APLs e Polos; cooperação industrial em inovação; propriedade intelectual; definição de um Plano de Ação para estimular a cooperação entre APLs e Polos e suas empresas.

 

» Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC