Aumenta a confiança do industrial, informa pesquisa da CNI

A melhora do otimismo dos empresários pelo segundo mês consecutivo é um sinal importante para a recuperação da indústria

Confiança_Industrial

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 1,7 ponto em setembro e alcançou 54,2 pontos. Foi o segundo mês consecutivo de crescimento do índice, informa a pesquisa divulgada nesta terça-feira (17), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “É um sinal importante para a recuperação da indústria”, afirma a pesquisa, cujos indicadores variam de zero a cem pontos. Acima de 50 pontos indicam empresários confiantes.

De acordo com o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a segunda alta consecutiva do ICEI é reflexo da normalização do ambiente, depois das turbulências provocadas pelas manifestações sociais de junho e julho. “Mesmo com a recuperação, a confiança do empresário continua em patamar baixo. Isso indica que a retomada da atividade industrial será lenta”, observa Castelo Branco.

O aumento da confiança dos empresários foi mais intenso na indústria extrativa, em que o ICEI cresceu 4,2 pontos e ficou em 57,7 pontos em setembro. Na indústria de transformação o índice aumentou 1,7 ponto e, na construção, de 0,6 ponto.

Apesar do pessimismo em relação às condições atuais da economia e das empresas, cujo indicador ficou em 46,2 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, os industriais estão mais otimistas com o futuro. O índice de expectativas em relação às condições da empresa e da economia para os próximos seis meses subiu de 56,9 pontos em agosto para 58,2 pontos em setembro.

A pesquisa foi feita entre 2 e 12 de setembro com 2.499 empresas. Dessas, 912 são pequenas, 967 são médias e 620 são de grande porte.

Download de arquivos

Fonte: Portal da Indústria