Senac faz demonstração de mise en place na Feira da Louça de Campo Largo

Mise en place

Além das novidades e cerâmicas a preços de fábrica, o público que visitou a Feira da Louça de Campo Largo no sábado (14) pôde conhecer um pouco mais sobre a importância de uma mesa bem arrumada na gastronomia. A demonstração de mise en place feita pelo instrutor do Senac Curitiba, Gilberto Pereira Dias, auxiliado pelo competidor na WorldSkills, Ueslei Felipe de Oliveira Vale, mostrou a disposição adequada de talheres, taças e pratos, desde uma refeição casual a um jantar fino.

Mise en place é uma palavra francesa que significa arrumação ou pôr em ordem e envolve o pré-preparo na cozinha e no salão do restaurante. O instrutor do Senac explicou que, no caso da mise en place do serviço de restaurante, a principal função é deixar o ambiente agradável, melhor apresentável para os clientes e facilitar o trabalho dos garçons e de toda a brigada de serviço. “Uma mesa bem posta, bem organizada, faz com que os convidados tenham ideia do que será servido, pelas características dos talheres, guardanapos ele consegue antecipar qual será o menu”, relatou Gilberto.

A demonstração foi acompanhada pelo diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier; pelo presidente do Sindilouça/PR, José Canisso; e pelos auditores do Departamento Nacional do Senac, Wandré Sá e Maria Beatriz Nascimento.

Esta foi a segunda oficina de mise en place realizada pelo Senac na Feira da Louça, a primeira ocorreu em 7 de setembro. De acordo com Monastier, o propósito da apresentação foi enfatizar a conexão entre a indústria e a gastronomia. “Nossa proposta foi apresentar o uso adequado da louça de tão boa qualidade produzida no Paraná. O Senac, com quatro restaurantes-escola e diversas confeitarias-escolas no Estado, acompanha esse mercado e sempre traz as novidades na área do bem servir”, enfatizou.

Fonte: Fecomércio