Presidente do Tecpar apresenta trabalho científico em evento internacional

Diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Félix. Foto: Jonas Oliveira/ANPr

Diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Félix. Foto: Jonas Oliveira/ANPr

O presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Felix, apresentou nesta quarta-feira (16), em Recife, o trabalho “Novos Modelos de Parques Científicos e Tecnológicos em resposta ao crescente papel das cidades como habitat da inovação – perspectivas para a América do Sul”. Realizado por um grupo de especialistas de diversos países, o trabalho foi apresentado durante a 30ª Conferência Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP) e XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas da Anprotec, realizados de forma conjunta. Iniciados segunda-feira (14), os eventos prosseguem até esta quinta-feira.

Júlio Felix foi responsável pela parte que envolve o Parque Tecnológico Virtual e também a bem sucedida experiência do Tecpar com parques e incubadoras tecnológicas. REDE MUNDIAL – A IASP é a rede mundial de parques de ciência e áreas de inovação. Com cerca de 400 membros em 70 países, mantém conectados os profissionais de gestão de ciência, tecnologia e pesquisa de parques e outras áreas da inovação e prestação de serviços que impulsionam o crescimento e eficácia para os seus componentes.Criada em 1987, a Anprotec reúne cerca de 280 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

Pela natureza de suas atividades, o Tecpar está ligado às duas instituições.

Os dois eventos paralelos reúnem pesquisadores, empresários, policy makers e gestores de habitats de inovação, com o propósito de refletir sobre a contribuição destes ambientes para a construção de cidades mais criativas, generosas e habitáveis.

Esta será a segunda vez que o Seminário Nacional da Anprotec e a Conferência Mundial da IASP são realizados em conjunto no Brasil. Em 1996, no Rio de Janeiro, o encontro abordou desenvolvimento regional, cooperação e redes.

Fonte: AENPr