TOP Loja – Confecções e Acessórios inicia atividades em Maringá

Projeto inédito, do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, realizou primeiro treinamento com foco nas tendências mundiais de moda; programação durará 18 meses

O Projeto Varejo TOP Loja – Confecções e Acessórios, do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio Sesc Senac-PR, iniciou atividades nesta segunda quinzena de outubro, em Maringá. Empresários do setor participaram na semana passada, nos dias 17 e 18, da capacitação de abertura, que teve o objetivo de iniciar o debate sobre a nova tendência mundial do varejo voltado para a moda.

O treinamento foi conduzido pelas especialistas em moda, que atuam em São Paulo, Heloísa Omine e Valeska Nakad. Nessa primeira etapa, as experts no tema trouxeram esclarecimentos sobre como se compõe, na atualidade, o universo da moda, incluindo suas influências e tendências. Para facilitar a compreensão, elas também utilizaram vários cases que permitiam exemplificação.

“Apresentamos o que influencia a moda e o que a moda influencia. Estimulamos a reflexão e geramos muitas dúvidas iniciais nos participantes, o que é natural e bom para o aprendizado. No decorrer da exposição, trouxemos todos os esclarecimentos”, afirmou Heloísa Omine, que também é professora de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM).

Nesse processo de ampliar o olhar dos participantes, Valeska Nakad, que também é coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, comentou que o método objetiva tirar os empresários da zona de conforto para agregar novos conhecimentos. “Abordamos a temática de modo aprofundado para que conheçam o que há de novo no mercado e, a partir disso, consigam aplicar os conhecimentos na prática.”

Além dessa capacitação inicial, o Sebrae/PR já realizou visitas técnicas nas empresas participantes para verificar as dificuldades e necessidades emergenciais e, assim, direcionar a abordagem das capacitações. A próxima palestra, sobre “Gestão de operação: gestão de compras, estoques e processos”, será realizada de 24 a 25 de outubro.

A responsável pela Unidade de Atendimento Coletivo do Comércio do Sebrae Nacional, Wilsa Morais Figueiredo, compareceu ao treinamento de abertura. Ela disse que o Projeto é inovador porque, ao abordar o conceito de moda voltado para o varejo, também agrega questões de gestão, como finanças, recursos humanos e marketing.

“Esse entendimento sobre moda é importante porque o varejista precisa criar um mix de produtos. Se estiver atualizado, vai saber comprar e isso resultará em mais vendas e menos sobras, aumentando a lucratividade e a competitividade da empresa”, esclareceu Wilsa Figueiredo. Ela comentou ainda que ficou satisfeita com a motivação e interesse demonstrado pelos participantes. “Certamente, os novos conhecimentos farão diferença em seus negócios.”

O consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Projeto, Osmar Dalquano, explicou que Maringá é um polo importante no setor de confecções e, por isso, foi escolhida para iniciar o Projeto no segmento. “A ideia é tornar as lojas mais profissionalizadas, especialmente em consultorias de moda”, adiantou.

Empresários

Encantada com a riqueza de conteúdo do treinamento, Terezinha Naiverth Sezini, empresária da Santè Moda Executiva, disse que o debate inicial superou suas expectativas porque trouxe conhecimentos relevantes para o dia a dia da empresa. “Já participei de muitos cursos, mas esse está sendo fantástico. As instrutoras dominam o assunto e nos permitem entender melhor o nosso próprio negócio. A troca de experiência com os colegas também é muito válida.”

Raphael Tomiato, empresário da Via Romanos, também está motivado com a alta qualidade das informações prestadas por instrutoras gabaritadas. “Tivemos apenas o primeiro treinamento, mas já percebemos que nossa visão de mercado foi ampliada. Aprendemos que, para aperfeiçoar o varejo do interior e crescer, temos de aplicar métodos utilizados por grandes redes, como estudo do comportamento do consumidor”, destacou.

Projeto

O Varejo TOP Loja é uma iniciativa inédita do Sebrae Nacional que levará para cada estado brasileiro ações segmentadas. No Paraná, soluções específicas serão realizadas nos segmentos de minimercados, confecção e acessórios, e materiais de construção. Maringá é o primeiro município do Estado a receber a iniciativa com foco em confecção e acessórios.

O Projeto tem duração de 18 meses e prevê a realização de treinamentos, consultorias especializadas, missões técnicas e análises para verificar a evolução do desempenho das empresas. A programação também inclui consultorias de coaching, que orientarão e avaliarão a performance pessoal do empresário a fim de melhorar objetivos, comportamentos e atitudes de liderança.

Mais informações sobre o Projeto Varejo TOP Loja – Confecções e Acessórios devem ser obtidas no Sebrae/PR, pelo telefone (44) 3220-3474.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.

 

Fonte: Sebrae/PR