Chambéry, França – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, visitou nesta segunda-feira (04) o Instituto Nacional de Energia Solar (INES), em Chambéry, no sudeste da França. O laboratório, com orçamento anual de 4,3 bilhões de euros, é um dos centros de referência europeu na área de pesquisa de energia fotovoltaica.
A visita ao INES foi o primeiro compromisso de Pimentel na visita à França. Integram a comitiva do ministro o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado, e representantes das empresas de geração e distribuição de energia Cemig e CPFL.
Na agenda, além do encontro no INES, estão reuniões com representantes do governo francês, em Paris, e visitas a outros laboratórios de pesquisa energética e fábricas do setor fotovoltaico. O objetivo é atrair investimentos no setor de energia solar. Em 2012, Pimentel assinou carta de intenção de cooperação tecnológica no setor com o governo francês.
Amanhã, em Grenoble, o ministro conhecerá o Laboratório para Inovação e, Tecnologias de Novas Energias e Nanomateriais, do Comissariado francês para Energia Atômica e Energias Alternativas, e a empresa ECM Technologies.
No começo da noite de quarta-feira, em Paris, Pimentel dará início à agenda de encontros bilaterais, sendo recebido pelo ministro da Recuperação Produtiva, Arnaud Montebourg. Em seguida, participará do jantar da Câmara de Comércio Brasil-França, como convidado de honra.
Na quinta-feira, o ministro brasileiro terá audiência com as ministras Geneviève Fioraso, de Ensino Superior e Pesquisa, e Nicole Bricq, de Comércio Exterior. Ainda pela manhã, vai se reunir com Christian Lechervy e Emmanuel Macron, conselheiros do presidente François Hollande. Pimentel retorna ao Brasil na sexta-feira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC
