Rio de Janeiro recebe maiores produtores de cerâmica do mundo

De 05 a 08 de novembro (terça a sexta-feira), a cidade do Rio de Janeiro vai sediar a 20ª edição do Fórum Mundial dos Fabricantes de Revestimentos Cerâmicos. Realizado anualmente, em 2013 coube ao Brasil receber o evento.

Anfacer

Promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer ), em coordenação com a Secretária Executiva do WCTF – World Ceramic Tiles Forum, o encontro mundial do setor deverá receber cerca de 50 participantes, de delegações de 15 países produtores de revestimentos cerâmicos, como Espanha, Itália, Alemanha, Turquia, Ucrânia, Taiwan, China, Estados Unidos, México, Indonésia, Japão e Austrália, entre outros.

A programação do evento será composta por reuniões, palestras e debates abrangendo temas de interesse global do setor como ampliação de mercado para os produtos; normas técnicas; barreiras alfandegárias; energia; tecnologia e sustentabilidade.

A indústria nacional de revestimento cerâmico-O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado mundial de revestimentos cerâmicos, ocupando a segunda posição em produção e consumo. No último ano, foram produzidos 865,9 milhões de metros quadrados, para uma capacidade instalada de 1.004 milhões de metros quadrados. As vendas totais atingiram o volume de 862,1 milhões de metros quadrados, sendo 803,3 milhões de metros quadrados vendidos no mercado interno e 58,8 milhões de metros quadrados exportados.

Analisando o período de 2007 a 2012, as vendas no mercado interno dobraram e a produção cresceu em torno de 36%, resultado ocorrido por uma série de fatores como: aumento dos investimentos na indústria; modernização do parque fabril; aumento da demanda por parte do setor imobiliário e crescimento da renda interna no país, além do maior acesso ao crédito e programas governamentais de habitação. Em 2013, o setor nacional de revestimentos cerâmicos deverá crescer 4,5% nas vendas no mercado interno, em relação ao último ano.

Fonte: Anfacer/ via Conselho da Micro e Pequena Empresa FIEP