Cerca de 160 mil pessoas aproveitaram os shows do Palco Conexões montado na Boca Maldita, na etapa Curitiba da Virada Cultural Paraná. O evento integrou a Corrente Cultural, realizada com a parceria do Governo do Estado, que reuniu mais de 300 mil pessoas
O cantor Criolo foi uma das grandes atrações do Palco Conexões, montado na Boca Maldita, em Curitiba. Mais de 40 mil pessoas aproveitaram o show que ocorreu neste domingo, 10 de novembro. Ao todo, o espaço atraiu cerca de 160 mil pessoas no fim de semana, que puderem conferir os shows de Wanderléa, Gaby Amarantos, Karol Conka, Martinho da Vila, Esperanza, Grupo Boca Negra, Palavra Cantada e Fundo de Quintal. O Palco Conexões foi montado pelo Governo do Estado, e integrou as atividades da Corrente Cultural de Curitiba.
Além do Palco Conexões, ocorreram apresentações também no Museu Oscar Niemeyer e no Teatro Guaíra. No sábado, o público acompanhou por mais de duas horas a aula-show sobre Leminski, com José Miguel Wisnik e participação especial de Estrela Leminski e Téo Ruiz, e também dos músicos Sergio Reze e Swami Junior. No domingo, durante todo o dia diversas atividades, como prática de yoga, exposição de fotos, exibição de filme e shows de artistas locais fizeram parte da programação da Musicletada. Cerca de mil pessoas passaram pelo local nos dois dias.
“É maravilhoso ver as pessoas nas ruas, aproveitando a intensa programação espalhada por toda a cidade. O crescimento do número de atrações e de público que vemos anualmente demonstra que o esforço coletivo, de parceiros que têm em comum o objetivo de promover a cultura e ampliar o acesso da população à atividades culturais de qualidade, vale a pena”, destaca o secretário de estado da Cultura Paulino Viapiana.
O Balé Teatro Guaíra encenou ”A Sagração da Primavera”, na noite de sábado, no Guairão. O grupo também participou da Corrente com quatro coreografias, três delas do Projeto Experiência Urbana, que tem como objetivo levar a dança a espaços abertos, criando interação direta com o público. A primeira encenação ocorreu na manhã de sábado com ”Visita Guiada”, no Memorial de Curitiba, e no domingo o grupo apresentou, “Ontem Também é Hoje”, e ”Conversa Silenciosa”, no Largo da Ordem.
No domingo a Orquestra Sinfônica do Paraná fez um concerto especial, no Guairão com apresentação da “Sinfonia nº 3” de Beethoven, também conhecida como “Heróica”. A regência foi do maestro Osvaldo Ferreira. Dezenas de crianças passaram a noite na Biblioteca Pública do Paraná na quinta edição do acantonamento, que contou com brincadeiras e contação de histórias.
Durante toda a semana o público também pode conferir as exposições em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Casa Andrade Muricy, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen e MON, que integraram a programação da Corrente Cultural.
A Corrente
A Virada Cultural Paraná 2013 integrou a Corrente Cultural de Curitiba, que durante uma semana espalhou diversas atrações por toda a cidade em vários palcos e espaços, e este ano homenageou um dos grandes nomes da música paranaense: o mestre Waltel Branco.
Foram mais de 300 atrações durante a semana. O ponto alto da programação ocorreu no fim de semana, com seis palcos montados em diversos locais, por onde passaram grandes nomes da música nacional e bandas locais. No total mais de 300 mil pessoas aproveitaram a Corrente Cultural.
A Virada Paraná
A Virada Cultural Paraná 2013 é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Detran Paraná, com apoio do SESC e SESI Paraná. Também integram a parceria na realização da etapa Curitiba, a Fundação Cultural de Curitiba, Sanepar, Compagas, e a Fecomércio/Paraná/SESC/Paço da Liberdade.
O Governo do Estado já havia promovido, em outubro, a Virada Cultural Paraná em 11 cidades do interior. O evento atingiu cerca de 100 mil pessoas em Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.
Fonte: SEEC
