Paraná defende que plano de zoneamento deve nortear arrendamentos no Porto de Paranaguá

AudienciaSenado5
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o superintendente dos Portos do Paraná e Antonina (APPA), Luiz Henrique Dividino, e o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, defenderam nesta terça-feira (12), em Brasília, as diretrizes do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) que deve nortear o plano de arrendamento de áreas portuárias em Paranaguá.

Os dois representantes do Paraná participaram de uma audiência pública no Senado Federal para discutir os efeitos práticos da nova lei dos portos, requerida pela Comissão de Meio Ambiente. O ministro dos Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, e o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, também participaram da audiência, além de representantes dos portos de Santos e Belém.

O superintendente da Appa apresentou na audiência as diferenças entre o plano de expansão apresentado pela Appa – embasado  – e o proposto pelo Governo Federal. “Desenvolvemos um projeto em consonância com toda a comunidade portuária e ratificado pelos principais agentes da sociedade organizada”, explicou.

Dividino falou sobre o processo de melhoria logística implantado nos portos que já conseguiu acabar com a fila de caminhões – que não é registrada desde 2011 – e a diminuição progressiva no tempo de espera dos navios, que tem se registrado este ano.

O superintendente salientou a preocupação do Governo do Paraná em manter a estrutura do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá – que deixaria de existir na proposta de arrendamentos feita pelo Governo Federal. “O Corredor de Exportação é muito forte e, além de regular preço, é a única forma dos produtores menores atingirem o comércio internacional sem passar pelas grandes traddings”, disse Dividino.

Ele lembrou ainda que o cooperativismo no Paraná é muito forte. “Este ano, as cooperativas no Paraná devem faturar algo em torno de R$ 45 bilhões, que é uma receita maior do que a gerada por alguns estados. Tenho certeza que este assunto está sendo analisado com prudência pelo Governo Federal”, disse afirmou o superintendente.

ANTAQ – O diretor da Antaq, Marcos Povia, afirmou que a Agência reconhece as virtudes do PDZPO de Paranaguá. “Sabemos o quanto o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Paranaguá é zeloso e aprovar este documento por unanimidade ratifica a legitimidade e importância deste documento. As audiências que estamos realizando não estão sendo para cumprir tabela. São para discutir realmente as melhores alternativas para os portos e, ao final do processo, teremos uma proposta muito mais eficiente, com melhor provimento de infraestrutura. Estamos fazendo algo que nunca foi feito neste setor no Brasil e isso é um importante avanço”, disse.

O secretário José Richa Filho elogiou a posição da Antaq, que reconhece a importância e a qualidade do plano de zoneamento, o PDZPO, que foi aprovado por unanimidade no CAP. “Trabalhamos com afinco na construção de um projeto adequado para o Paraná e contamos com a sensibilidade do Governo Federal em levar isso em conta”, disse.

Foto: Appa
Fonte: Ascom/APPA