O Boeing 767-300 (prefixo AA203), da companhia aérea American Airlines, pousou na pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena às 8 horas desta sexta-feira (22) inaugurando a esperada rota Miami-Curitiba-Miami. A expectativa é que o novo destino, que terá frequência diária de voos, se transforme em uma das principais portas de entrada do Brasil para o turismo internacional e intensifique a vinda de norte-americanos ao País e à capital paranaense para o turismo de lazer e de negócios.
No ano passado, aproximadamente 20 mil americanos visitaram Curitiba, o que corresponde a 10,3% dos visitantes estrangeiros que estiveram na cidade.
Uma recepção especial foi elaborada pelo Instituto Municipal de Turismo (Ctur) para a chegada do voo. Assim que a aeronave aterrissou em solo paranaense, dois caminhões contra incêndio entraram na pista do aeroporto e realizaram o tradicional batismo, com potentes jatos d´água lançados sobre a aeronave. Os passageiros desembarcaram e foram recebidos por funcionários do CTur e brindados com a entrega de kits de boas-vindas, contendo material de divulgação de Curitiba, cupcake, pacote de bala de banana, peça de artesanato local e uma garrafa de água personalizada, com dizeres remetendo ao voo inaugural.
Enquanto acontecia o desembarque dos passageiros, a empresa American Airlines inaugurava sua loja para atendimento do público no 1º piso do aeroporto. Desta solenidade participaram representantes da companhia aérea, do consulado norte-americano e autoridades municipais e estaduais ligadas ao turismo.
Para o presidente do CTur, Paulo Colnaghi, a inauguração do novo destino é uma marco para o turismo de Curitiba. “É importante em vários aspectos. É uma vantagem não precisar esperar em São Paulo para viajar aos Estados Unidos ou retornar de lá. A conquista deste voo também reforça o trabalho de captação de turistas para Curitiba que vem sendo desenvolvido pelo Instituto, e os norte-americanos são importantíssimos”, afirmou. Atualmente, os americanos constituem o segundo grupo de turistas internacionais que mais visitam a capital paranaense, atrás apenas dos argentinos.
Escolha
Curitiba é o oitavo destino brasileiro a receber operações da companhia aérea americana. As outras cidades são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília e Manaus. “O grande potencial de Curitiba para negócios e turismo fez com que American Airlines investisse nesse novo destino” afirmou o diretor Regional de Vendas da American Airlines, Dilson Verçosa.
O cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, Denis Hankins, destacou que a rota entre Estados Unidos e região sul do Brasil trará benefícios, facilitando investimentos entre as partes envolvidas e aumentando o número de americanos que viajam ao Brasil e de brasileiros que se deslocam aos Estados Unidos. Segundo ele, somente em 2012, aproximadamente 2 milhões de brasileiros foram aos Estados unidos. Deste total, 100 mil eram curitibanos.
Comodidade
A comodidade de viajar dos Estados Unidos para a região sul do Brasil e pousar diretamente em Curitiba sem ter mais o desgaste de realizar conexões foi o que mais agradou os passageiros. “Foi maravilhoso. Uma alegria participar deste primeiro voo. O voo direto facilitou bastante, já que sou usuária de cadeira de rodas”, disse Alzirita Wally Kulling, que mora em Miami e todos os anos vem para a região sul do Brasil visitar parentes em Joinville (SC).
O professor de luta tipo MMA Jonathan Queiroz também elogiou a rota direta entre Miami e Curitiba. “Fica mais fácil, mais cômodo. Não precisa ficar trocando de voo”, comentou o professor, que veio participar de um seminário de JiuJitsu e MMA na capital paranaense.
A bancária Tânia Guedes aproveitou para contar sobre as vantagens de ter participado deste voo inaugural. “Foi uma experiência legal porque no Aeroporto de Miami, por ser voo inaugural, tinha buffet e um povo muito animado. Foi um voo maravilhoso, um tratamento ótimo dentro da aeronave”, resumiu.
Fonte: SMCS
