Seminário, dirigido para 250 empreendedores rurais, será em Pitanga; estão previstas caravanas para levar produtores ao evento, com palestras e visita à mostra de produtos da região
O Sebrae/PR promove o I Desenvolve Paraná Centro – Agroindústrias em Movimento. O evento vai reunir, no próximo dia 5 de dezembro, no Centro de Eventos de Pitanga, produtores e lideranças para a exposição de temas de interesse ligados às agroindústrias familiares do Território da Cidadania Paraná Centro. As inscrições são gratuitas.
Fernando Pizani, consultor do Sebrae/PR na região central do Estado, explica que o seminário é dirigido para os produtores que atuam na agroindústria na região do Paraná Centro, composta por 18 municípios. A região contempla três escritórios do Sebrae/PR, cujos consultores perceberam, por meio de um diagnóstico, os setores que devem ser trabalhados junto as 250 agroindústrias familiares que estão localizadas no território.
Segundo Pizani, a ideia é, no futuro, concentrar esforços para a legalização sanitária das agroindústrias, com o foco nos programas do governo federal PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Nesse contexto, o I Desenvolve Paraná Centro – Agroindústrias em Movimento visa reunir produtores e lideranças da região para exposição de temas de interesse ligados às agroindústrias familiares do Território da Cidadania Paraná Centro.
“Nosso objetivo é alavancar a produção e sensibilizá-los sobre a importância em agregar valor aos produtos para aumentar o preço e, consequentemente, aumentar a renda e a qualidade de vida das famílias. O consumidor quer desfrutar de alimentos de qualidade e que tragam benefícios a sua saúde e está disposto a pagar o seu preço”, aposta o consultor do Sebrae/PR.
Nilson Padilha, assessor territorial do Paraná Centro, elogia a iniciativa e o apoio do Sebrae/PR. “Estamos passando por mudanças na produção e queremos focar em produtos com valor agregado. Além das capacitações, o Sebrae/PR está nos ajudando a formar empreendedores, preocupados com a gestão. A ideia é abrir novos mercados”, relata.
O I Desenvolve Paraná Centro – Agroindústrias em Movimento será realizado estrategicamente em Pitanga porque a cidade está localizada no centro do Paraná, o que facilita a participação dos empreendedores rurais que vivem na região.
Estão previstas caravanas para Pitanga. Mais informações sobre as caravanas, podem ser obtidas com a Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), no telefone (42) 3646-1046, e também no Ponto de Atendimento do Sebrae em Pitanga, com Adriane, no (42) 3646 2658).
Programação
8h30 às 9h30 – Credenciamento, entrega de materiais e café da manhã.
9h30 às 10h30 – Cerimonial de abertura.
10h30 – Palestra: “O poder que você exerce sobre as pessoas” (João Carlos de Oliveira).
12 horas às 13h30 – Almoço e visita à Mostra.
13h30 às 15h30 – Palestra: “Entusiasmo em vendas: como atingir o alvo” (Norberto Rotte).
15 horas às 15h30 – Coffee-break.
15h30 às 17 horas – Visita à I Mostra de Produtores de Agroindústrias do Território da Cidadania Paraná Centro.
17 horas – Encerramento.
Fonte: Sebrae/PR