Cocel tem novo Manual de Normas Técnicas para ligações em baixa tensão

A partir de janeiro de 2014 entram em vigor as novas normas para ligações de energia em baixa tensão. A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel revisou o Manual para adequá-lo aos novos equipamentos e também a novos padrões de construção de imóveis. A principal mudança em relação à versão anterior é que passa ser obrigatório disponibilizar livre acesso até o medidor de consumo. O prazo máximo para adaptação às novas regras é 31 de janeiro de 2014 – após esta data novas ligações que estejam fora do novo padrão não serão aceitas.

As novas regras valem para ligações novas. Porém, em alguns casos a Cocel pode notificar os consumidores de ligações antigas e exigir a padronização da entrada de energia – quando há risco à segurança ou não é possível realizar a leitura do medidor por meses consecutivos. Ligações antigas que sejam desligadas a pedido dos consumidores, precisarão ser regularizadas de acordo com as novas normas técnicas para serem religadas.

O principal objetivo da Companhia com a mudança é evitar que a cobrança do consumo de energia seja realizada pela média. Quando o acesso ao medidor não é livre, o consumo é calculado conforme a média matemática dos últimos doze meses faturados, conforme regulamenta a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O gerente da Divisão Comercial da Companhia, Carlos Conrado Krzyzanovski, informa que o leiturista precisa ter acesso até o medidor de energia para que o valor cobrado do consumidor seja exatamente o que foi consumido naquele mês. “O faturamento pela média pode gerar transtornos como acúmulo de consumo, pois se o morador aumenta o consumo em um mês e não podemos fazer a leitura, esse consumo só será cobrado quando a leitura for realizada, e pode acumular vários meses” – declara Krzyzanovski.

Cerca de 600 faturas são emitidas mensalmente pela média devido à impossibilidade de acesso ao medidor de consumo, de acordo com a Cocel. Luiz Fernando Toppel, gerente da Divisão de Medição e Fiscalização da concessionária, informa que a dificuldade no acesso aos medidores tem sido crescente, pois o padrão de construção de residências e estabelecimentos comerciais mudou muito nos últimos anos. Ele conta que “antes a maioria das casas tinha muros baixos e portões abertos, hoje temos muitos condomínios e casas com muros e grades altas, e o medidor de energia fica inacessível”.

Além da impossibilidade de realizar a leitura, o medidor inacessível também traz riscos às instalações, aos imóveis. “Se houver uma situação emergencial, como um curto-circuito, e os técnicos da Cocel não tiverem acesso ao padrão de medição para desligar disjuntores e desconectar o padrão de entrada da rede de distribuição, todo o imóvel pode sofrer danos – de queima de equipamentos a incêndios”, ressalta Toppel. A mudança também deve auxiliar no combate a ligações irregulares.

Há dois anos os técnicos da Companhia estudam as atualizações necessárias no Manual, que também apresenta mudanças em alguns materiais – como bitolas, cabos e caixas de medição. O novo Manual de Normas Técnicas está disponível para consulta e download no site da Companhia – www.cocel.com.br. No primeiro semestre de 2014 deve ser publicado o novo Manual para ligações em alta tensão.

Fonte: Cocel