Confiança do empresário em dezembro continua baixa, diz CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) permaneceu semelhante ao apurado em novembro, com recuo de 0,2 ponto. O ICEI está 3,1 pontos abaixo do índice de dezembro de 2012

Confiança_CNI

A confiança do empresário da indústria continua baixa, mantendo-se em dezembro praticamente no mesmo nível do mês anterior, com 54,3 pontos, recuo de 0,2 ponto em relação a novembro. A informação é do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado nesta quarta-feira (18), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os valores variam de zero a 100 e acima de 50 indicam empresários confiantes.

O ICEI de dezembro é 3,1 pontos abaixo do índice de dezembro de 2012 e encontra-se em patamar ainda inferior ao registrado no início de 2013 até junho, antes das manifestações populares ocorridas naquele mês. “Após exibir alguma recuperação nos meses seguintes, o índice mantém-se próximo da estabilidade desde setembro”, atesta a pesquisa da CNI.

As expectativas do empresariado da indústria em dezembro para os próximos seis meses sobre o comportamento da economia brasileira e da sua empresa mantiveram-se também praticamente idênticas às de novembro, com 58 pontos.

O ICEI foi coletado entre 2 e 13 de dezembro a partir de pesquisa com 2.573 empresas, das quais 954 de pequeno porte, 983 médias e 636 grandes empresas.

Download de arquivos

Fonte: Portal da Indústria