Salão Nacional de Cerâmica apresenta retrato da produção contemporânea brasileira

Quarta edição será realizada na Casa Andrade Muricy, entre os dias 17 de dezembro a 30 de março de 2014; conjunto artístico do Salão será representado por 30 ceramistas brasileiros autores de 56 obras inéditas

juanparada

A Casa Andrade Muricy, em Curitiba, abre as portas para o 4º Salão Nacional de Cerâmica. Pelo conjunto artístico, o evento se posiciona mais uma vez como um espaço que busca a avaliação correta das poéticas da Cerâmica e o reconhecimento das potencialidades plásticas e estéticas desta arte. No total, 30 artistas autores de 56 obras inéditas irão representar a produção contemporânea da cerâmica brasileira nesta edição, que fica em cartaz até o dia 30 de março de 2014 e terá entrada franca para o público.

A seleção oficial aconteceu no mês de novembro, no Museu Alfredo Andersen. O trabalho de 200 artistas inscritos de todo País foram avaliados pelos membros do júri, formado pela pesquisadora de Artes Plásticas, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e crítica de Arte, Angela Ancora da Luz, e pelas escultoras e ceramistas Ligia Borba e Maria Cheung. Os artistas tiveram suas obras escolhidas após a avaliação de material fotográfico e ficha técnica identificada por número, de acordo com o regulamento do Salão.

“Considero que o resultado alcançado foi muito positivo. A seleção de apenas 30 nos obrigou a uma avaliação muito cuidadosa, com as considerações que alimentam o debate sobre a produção artística, observando-se o peso da poética de cada participante, tanto pela carga autoral, como pela técnica e, ainda, pelas possibilidades buscadas em relação à criatividade e execução. Creio que o conjunto de obras projeta um leque de ideias, soluções técnicas e domínio do material, cujo resultado nos permitiu uma seleção que sinaliza uma significativa exposição”, explica Angela Ancora da Luz.

O 1º e 2º colocados na seleção, Andrey Zignnatto, de São Paulo, e Alexandra Eckert, de Porto Alegre, foram premiados com R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente. Diante da alta qualidade dos trabalhos, além dos dois prêmios previstos no regulamento, os membros do júri resolveram conferir seis menções especiais aos artistas Eduardo Luiz de Freitas (Castro-PR), Glaucia Flügel (Curitiba-PR), Juan Parada (Curitiba-PR), Marcio Montoril Prado (Araraquara-SP), Maria Tereza Koffler Anazco (São Paulo) e Sada Mohad (Curitiba-PR).

“Creio que o salão é um lugar para apresentar a produção de artistas, sobretudo os que se iniciam. Por sua própria natureza ele é um lugar democrático, de acesso direto, que possibilita uma abertura para o artista e contribui para a cultura do país. O 4º Salão se apresenta em nível muito bom, é representativo, trará uma grande contribuição e servirá de estímulo a muitos outros artistas brasileiros”, defende a professora.

Realizado pela Sociedade Amigos de Alfredo Andersen (SAAA), o 4º Salão Nacional de Cerâmica recebe o apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e do Museu Alfredo Andersen. O 4º Salão é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Sanepar.

Serviço:
4º Salão Nacional de Cerâmica
Abertura: 17 de dezembro de 2013, às 17 horas
Período expositivo: até 30 de março de 2014
Local: Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915, Centro – Curitiba)
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h
Entrada gratuita

Ações paralelas
Onde: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba)
Intervenção das 4 mil flores de cerâmica
Onde: jardim frontal, próximo ao espelho d’água
Quando: de 5 de dezembro a 20 de janeiro de 2014

Feira de Cerâmica Contemporânea de Curitiba
Onde: Salão de Eventos
Quando: 15 de dezembro

Exposição Retrospectiva dos Premiados dos Salões de Cerâmica
Onde: Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336, São Francisco – Curitiba)
Quando: 19 de dezembro a 30 de março de 2014 (terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h)
Entrada gratuita

Fonte: Museu Alfredo Andersen