Usinas nucleares brasileiras geram mais de 14 milhões de MWh em 2013

FOTO

As usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 fecharam o ano de 2013 gerando, juntas, 14.615.116,6 megawatts-hora (MWh) – a terceira melhor marca da história da Eletrobras Eletronuclear. Essa energia seria suficiente para suprir, ao mesmo tempo, as residências das cidades de Manaus, Belo Horizonte e Porto Alegre, durante um ano.

Particularmente, no que diz respeito ao Rio de Janeiro, a energia nuclear gerou o equivalente a um terço do consumo total de energia elétrica do estado. O resultado só não foi melhor porque, no ano passado, Angra 1 ficou desligada por quase dois meses para a realização dos serviços de substituição da tampa do reator da usina – fator essencial para a extensão da sua vida útil.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a produção das usinas nucleares representou 2,78% da geração de energia elétrica brasileira em 2013. Em relação às fontes de geração térmica, a nuclear ocupou a segunda colocação, seguida pelo carvão, óleo, biomassa e diesel. Em primeiro lugar, ficou o gás.

Recorde individual
Angra 2 produziu, durante o ano passado, 10.692.555,33 MWh de energia bruta, o que corresponde a um novo recorde de produção da usina, em ano com parada para reabastecimento de combustível.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Eletrobras Eletronuclear