Validação refere-se à metodologia dos segmentos de casas de festa, casas de diversão, música ao vivo, sonorização ambiental, carnaval e festa junina
O IBOPE Inteligência certificou seis metodologias de amostragem de músicas do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais provenientes da execução pública musical. Foram certificadas as metodologias que se enquadram nos segmentos de casas de festas, casas de diversão, música ao vivo, sonorização ambiental, carnaval e festa junina.
O IBOPE Inteligência avaliou a metodologia aplicada pelo Ecad, passo a passo, para verificar se havia alguma fragilidade nos processos de definição de amostras regionais, seleção dos usuários e definição das amostras de execuções musicais, trimestrais ou anuais, que são utilizadas para o pagamento de direitos autorais das músicas tocadas em ambientes públicos. Quando alguma inconsistência era encontrada, o IBOPE Inteligência sugeria uma alteração. Dessa maneira, a certificação é concedida apenas quando não há fragilidade no processo ou quando as inconsistências encontradas são corrigidas.
Agora, o Ecad totaliza sete certificações recebidas, já que em 2012 haviam sido certificados os critérios de amostragem para as músicas tocadas nas rádios brasileiras.
Para saber como o Ecad faz arrecadação de direitos autorais, clique aqui.
Fonte: Ibope
