FGTS: tire suas dúvidas sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

 Nova carteira de trabalho (Renato Alves (MTE))


Nova carteira de trabalho (Renato Alves (MTE))

Mensalmente, todos os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) têm um percentual de 8% do seu salário depositado pelo empregador na conta do FGTS. Criado há 47 anos, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é muito mais do que um seguro para o trabalhador demitido sem justa causa ou acometido por doenças graves. Além do saque do dinheiro, o trabalhador, ainda empregado, pode utilizar o saldo do Fundo de garantia para a compra da casa própria e até para pagar parte das prestações de financiamento habitacional.

O FGTS é regido pela lei 8.036 de 1990. A Caixa Econômica Federal (CEF) é o agente operador do Fundo, assim todas as contas veiculadas dos trabalhadores estão no banco.

Para esclarecer algumas questões sobre o FGTS, o Portal EBC entrevistou o gerente o Gerente Nacional do FGTS da Caixa Econômica Federal, Henrique José Santana, elaborou um tira-dúvidas com as principais perguntas e respostas sobre este Fundo que, atualmente, recolhe o depósito dos empregadores de cerca de 38 milhões de trabalhadores.


FAQ – 11 questões frequentes sobre o FGTS:

1) O que é o FGTS

2) Como funciona o FGTS

3) Quem tem direito ao FGTS

4) Quando é possível utilizar o dinheiro do FGTS

5) Como sacar o dinheiro do FGTS

6) Como utilizar o FGTS para moradia

7) Como consultar extrato e saldo

8) O que fazer quando o empregador não fizer o depósito 

9) Qual é a correção do dinheiro do FGTS

10) Como tirar outras dúvidas

11) Como solicitar o resgate do FGTS

Extra: confira os números gerais do FGTS

Fonte: Portal EBC