Onze estados das regiões Sul e Sudeste do país tiveram problemas no fornecimento de energia durante a tarde de terça-feira, 04. De acordo com o Operador Nacional do Sistema – ONS, ocorreu uma falha em linhas de transmissão no Tocantins após uma sequência de curto circuitos. Esta falha provocou o acionamento das proteções do sistema – que interrompem o fornecimento em alguns trechos para evitar que ocorra um colapso, uma vez que todo o sistema é interligado.
Em Campo Largo, perto de 11 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido – em Ferraria, Bateias, Três Córregos e arredores da BR 277. Em todo o Paraná, a interrupção atingiu 548 mil consumidores – aproximadamente 13% do total, de acordo com a Copel (Companhia Paranaense de Energia). Em todo o país, 6 milhões de consumidores ficaram sem energia.
Apesar de os últimos dias terem sido de recordes na demanda da energia e o nível dos reservatórios das hidrelétricas estarem baixos, o ONS e o Ministério de Minas e Energia afirmam que o problema no fornecimento não foi causado por sobrecarga no sistema. Márcio Zimmermann, secretário executivo do Ministério, garantiu durante entrevista à Globo News na tarde de ontem que o “sistema não está trabalhando em estresse”, que não está no limite da capacidade para qual foi projetado. No início da semana o ministro Edison Lobão afirmou que “o Brasil não corre risco de apagão”.
Fonte: Cocel
