TV por assinatura está disponível para 57,66 milhões de brasileiros

Foto: Internet

Foto: Internet

Com 18,02 milhões de clientes, a base de assinantes dos serviços de TV paga cresceu 11,31% em 2013. Considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE1, os Serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 57,66 milhões de brasileiros.

O indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura” é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais. De cada cem domicílios, 28,42 possuem serviços de TV por assinatura.

Tecnologia

Os serviços de TV por Assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos, em que se destaca a participação significativa de mercado de Net/Embratel.

Grupos Econômicos Numero de Acessos Participação
NET/Embratel 9.660.973 53,61%
Sky/Directv 5.371.385 29,81%
Oi 828.843 4,60%
GVT 677.544 3,76%
Telefônica 593.848 3,30%
Viacabo 157.395 0,87%
Algar 133.893 0,74%
NossaTV 103.543 0,57%
TV Cidade 60.847 0,34%
Jangadeiro 54.713 0,30%
Cabo Serviços 49.338 0,27%
Demais grupos 327.355 1,82%
Total Geral 18.019.677 100,00%

A Agência disponibiliza informações sobre acessos de TV por Assinatura na aba Anatel Dados em seu portal na internet.

Fonte: Ascom/Anatel

Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 7 de fevereiro de 2014 e podem sofrer alterações.