Secretaria lança campanha de incentivo ao uso da bicicleta entre funcionários

Secretaria de Estado do Meio Ambiente, incentiva os funcionários ao uso da bicicleta. Luiz Eduardo Cheida, secretário de Estado do Meio Ambiente. Foto: Ricardo Almeida / ANPr

Secretaria de Estado do Meio Ambiente, incentiva os funcionários ao uso da bicicleta. Luiz Eduardo Cheida, secretário de Estado do Meio Ambiente. Foto: Ricardo Almeida / ANPr

A Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai incentivar seus funcionários a usar a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho. A medida faz parte do Programa Ciclo Paraná, do Governo do Estado. Foram investidos cerca de R$ 20 mil no projeto de incentivo ao uso da bicicleta que inclui a instalação de paraciclos (estacionamento de bicicleta) para visitantes e funcionários e adaptação dos banheiros que ganharam chuveiros para que os funcionários possam tomar banho ao chegar na Secretaria, após o percurso pedalando. A medida foi aprovada e ganha cada vez mais adeptos.”Estamos criando um local de trabalho amigo da bicicleta para incentivar mais pessoas a irem pedalando para o trabalho, o que proporciona melhoria da qualidade de vida para os nossos funcionários”, afirma o secretário Luiz Eduardo Cheida.

A funcionária Letícia Sucharski aderiu ao uso da bicicleta e elogia a atitude de incentivar o uso de um meio de transporte mais sustentável. Ela pedala todos os dias 16 quilômetros para ir e voltar da sua residência, no bairro São Braz, até a Secretaria do Meio Ambiente, que fica no Mercês.

“Comecei a vir de bicicleta para economizar o dinheiro com o transporte. Depois, com o verão, a bicicleta torna-se um meio de locomoção agradável. Além disso, quando chove, deixo a bicicleta estacionada no paraciclo da Secretaria e volto de ônibus”, conta Letícia.

Entre os benefícios conquistados a partir da escolha pela bicicleta ela cita estar livre dos congestionamentos e do trânsito, contribuir com o meio ambiente e ainda se manter em forma.

Já o funcionário Rodrigo Bradasch, que atua no Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), passou a pedalar 20 quilômetros todos os dias, do bairro Jardim das Américas até a Secretaria.

“Ter uma estrutura para a bicicleta e um chuveiro para refrescar dá mais ânimo para pedalar. Com isso, a bicicleta passou a ser o meu único esporte”, enfatiza Rodrigo. Ele conta que ir de bicicleta para o trabalho também está contribuindo para o a sua rotina diária. “Utilizando a bicicleta levo cerca de 30 minutos para chegar à Secretaria. Se utilizasse o ônibus eu levaria cerca de uma hora para vir e uma hora e meia para voltar, já que no meu horário de saída o trânsito é mais intenso”, compara Rodrigo.

CARTILHA – Luiz Eduardo Cheida conta que a próxima etapa será a elaboração de uma cartilha para subsidiar órgãos de governo que tiverem interesse de incentivar o uso da bicicleta entre os funcionários.

“Existem benefícios para as empresas que se tornam ‘amigas da bicicleta’ e queremos incentivar não só as empresas públicas, mas também as empresas privadas a criarem um destino a este modal”, reforça Cheida. “Isso faz com que os funcionários sintam-se bem e valorizados. Além disso, o uso da bicicleta reduz a incidência de problemas de saúde e faz com que a empresa mantenha em dia sua responsabilidade sócioambiental”, enumerou o secretário, que também é médico.

PASSO A PASSO – A Secretaria do Meio Ambiente do Paraná resume o projeto de incentivo ao uso da bicicleta em cinco etapas fundamentais para os empresários e instituições que queiram aderir à iniciativa. São elas: Saiba mais sobre os benefícios da bicicleta; Melhore as instalações físicas da sua empresa (instale armários, chuveiros, paraciclos, etc); fomente internamente uma cultura favorável à bicicleta (divulgue o ciclista mais atuante, crie um espaço nas redes sociais para isso, etc); proporcione incentivos e festeje os avanços e planeje para o futuro.

A Sanepar já é exemplo. Inaugurou em setembro um bicicletário com 64 vagas na sede de Curitiba. O objetivo é estimular os funcionários da companhia a utilizar a bicicleta como meio de transporte entre a residência e o trabalho. A medida também será replicada nas sedes da Sanepar em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e Maringá.

O cicloativista, coordenador do Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, José Carlos Belotto, diz que está muito feliz de ver que o Governo está incorporando e elaborando uma política pública de incentivo ao uso da bicicleta. “É uma satisfação para nós que há muitos anos estamos trabalhando por esta causa”, declarou.

CICLO PARANÁ – O incentivo ao uso da bicicleta é o foco principal do Programa Ciclo Paraná, que está sendo construído com o apoio de cicloativistas, universidades e órgãos de governo, para nortear municípios no incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

O Programa será apresentado nesta quinta-feira (13), no Fórum Mundial da Bicicleta, que acontece pela primeira vez no Paraná. A programação do Fórum inclui atividades em diversos espaços públicos, mas a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será o cenário principal do Fórum.

A programação está cheia de novidades e inclui feiras, oficinas e discussões sobre temas como a percepção de risco dos ciclistas, marketing e mobilidade, 100 dicas para começar a viajar de bicicleta, o cicloativismo no Equador, o uso da bicicleta no Maranhão, exposição Cicloviagem pela América do Sul, oficinas sobre reparos rápidos da bicicleta, como propor a lei da bicicleta na sua cidade, mulher sustentável, entre outros. Participe http://forummundialdabici.org/

Fonte: AENotícias