O serviço é atualmente oferecido em Curitiba, Pinhais, Ponta Grossa, Irati, Ventania, Telêmaco Borba e Reserva do Iguaçu. “Depois de Maringá, nossa meta é levar a banda extralarga a outros 13 municípios até o final de 2014”, afirma. Paralelamente ao BEL Fibra, a Copel Telecom também já leva internet com velocidade de 1 Mbps a Ventania e Reserva do Iguaçu, por meio do programa Paraná Conectado, que deve chegar a outros 23 municípios este ano.
As conexões do serviço oferecido pela Copel Telecom são feitas exclusivamente por meio de fibra óptica, do provedor até a casa do usuário. Embora as vendas estejam previstas para março, já é possível conhecer detalhes do produto e fazer um pré-cadastro pelo site http://www.copeltelecom.com.
CIDADES DIGITAIS – A Copel Telecom está presente em todos os 399 municípios do Paraná, atendidos a partir de uma rede de fibra óptica de mais de 25 mil km. Esta malha digital permite à empresa atuar em três frentes de comercialização de produtos: com soluções de conectividade para clientes corporativos em todo o Estado; com internet entre 20 e 100 Mbps pelo programa BEL Fibra, que estará em 21 municípios até o final do ano; e com internet de 1 Mbps para pequenos municípios no programa Paraná Conectado, com a meta de chegar a 25 cidades em 2014.
Além de possibilitar a atuação da Copel Telecom como provedora de banda larga no varejo, o anel óptico também permite a integração digital das instalações do poder público nas esferas municipal e estadual. O Governo do Paraná, por exemplo, responde atualmente por 20% das conexões realizadas pela Copel Telecom no Paraná – destinadas, em boa parte, a prover escolas estaduais, hospitais e prédio públicos de acesso de alta velocidade à internet.
Prefeituras e órgãos públicos municipais também já exploram a disponibilidade do backbone de fibras ópticas em seus anéis urbanos. A infraestrutura óptica é base para o desenvolvimento de programas de cidades digitais – onde os serviços públicos são levados aos cidadãos por meios virtuais – e, em parceria com provedores locais, promover a inclusão digital dos cidadãos.
“Ao levar infraestrutura de ponta em transmissão de voz e de dados aos cidadãos e aos segmentos empresarial e de administração pública do Paraná, estamos dando uma contribuição inestimável para um salto no desenvolvimento econômico e social de nosso Estado”, afirma Adir. O dado confirma-se na projeção do Banco Mundial, que relaciona a expansão da conexão em alta velocidade ao incremento da economia regional: cada 10% de rede de banda larga construída equivale a 1,2% de evolução do PIB.
INTERNET COPEL TELECOM
BEL Fibra (20 a 100 Mbps)
Já instalado:
Curitiba; Ponta Grossa; Maringá; Pinhais; Irati;Telêmaco Borba.
Lançamento em 2014:
Castro; Tibagi; Mal. Candido Rondon; Foz do Iguaçu; Medianeira; São Jeronimo da Serra; Curiúva; Ortigueira; Imbaú; Reserva; Candido de Abreu;
Dois Vizinhos ; Cornélio Procópio.
Programa Paraná Conectado (1 Mbps)
Já instalado:
Reserva do Iguaçu ; Ventania.
– Rio Branco do Ivaí ; Pato Bragado ; Mercedes ; Nova Santa Rosa ; Floresta ; Doutor Camargo; Sapopema ; Congoinhas ; Quatro Pontes ; Ouro Verde do Oeste ; Itambé ; Tupassi ; Quinta do Sol ; Fenix ; Francisco Alves ; Bom Sucesso ; São Jorge D’Oeste ; Verê ; Cambira , Eneas Marques ; Douradina ; Figueira ; Santa Isabel do Ivaí
