O 10º boletim de balneabilidade da temporada, divulgado na sexta-feira (21) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mostra que a chuva no litoral do Paraná no último fim de semana alterou a condição das praias do Estado. O instituto analisa semanalmente os pontos mais frequentados e críticos do litoral e do interior com o objetivo de orientar a população para o banho.
O monitoramento analisa a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a alteração na balneabilidade já era esperada. “A previsão do tempo indicava chuvas para o litoral no fim de semana, o que influi diretamente na balneabilidade e tira o nosso Estado dessa condição atípica desse verão. A chuva leva para os rios e para o mar os esgotos clandestinos que são lançados nas galerias de águas pluviais. Isto faz com que as bactérias que estavam retidas nestes locais cheguem ao mar, alterando a condição de balneabilidade”, disse.
A diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves, explica que as chuvas também influenciaram na concentração de bactérias nas águas. “Tivemos um aumento na concentração de Eschirichia coli em outros pontos que ainda ficaram próprios, ou seja, continuaram dentro do padrão estabelecido pelo Conama. É possível que o boletim da próxima semana (antes do Carnaval) tenha novamente um aumento no número de estações impróprias. Também deverá ocorrer um aumento significativo no número de pessoas no litoral, o que também pode influenciar a condição de balneabilidade”, afirmou.
SINALIZAÇÃO – No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla e também em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.
Os veranistas também podem saber sobre os pontos próprios e impróprios para banho no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e no comércio local.
BOLETIM DE BALNEABILIDADE DO LITORAL
BOLETIM DE BALNEABILIDADE DA COSTA OESTE
