A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e a Comunidade Curitiba Livre promovem no sábado (08) o Education Freedom Day 2014. O evento será no Campus da Universidade Tecnológica Federal de Curitiba (UTFPR) e servirá para divulgar informações sobre os benefícios do uso de software livre e recursos educacionais abertos na educação.
O Education Freedom Day ou “Dia da Liberdade na Educação”, em Português, é uma celebração mundial dos recursos educacionais livres, iniciada em 2013, pela Digital Freedom Foundation, mesma organização responsável pelo Software Freedom Day.
O movimento reúne professores, educadores, pedagogos, profissionais com conhecimentos técnicos e ligados à educação e tecnologia para a discussão uso educacional dos softwares livres. O propósito do Education Freedom Day é reunir um grupo composto por pessoas de diversas áreas do conhecimento e de diversas regiões do país, para uma discussão menos técnica e mais pedagógica.
O uso do Software Livre na Educação é importante por duas razões. “Tanto pela questão econômica quanto pelas múltiplas possibilidades de criação e modificação que eles oferecem”, diz o coordenador de Tecnologias da Secretaria Municipal da Educação, Marlon de Campos Mateus Marlon.
Criatividade
O Software Livre proporciona a autonomia, colaboração e a criatividade de professores e estudantes, ressaltando a importância de espaços para a troca de experiência. “Softwares livres e gratuitos garantem a mesma qualidade nas ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas com economia de recursos públicos”, diz Marlon.
A adoção dos novos softwares é um processo gradativo na rede municipal de ensino de Curitiba. A mudança acontece integrada à um processo de formação continuada dos profissionais. A reformulação e o planejamento de novos softwares que têm sido usados nas unidades educacionais do Município ocorre após ampla pesquisa e planejamento desenvolvido pelo Departamento de Tecnologias e Difusão Educacional da Secretaria da Educação.
Em breve, um novo projeto de formação continuada será lançado, é o EduTecnologia, o terceiro de uma série de projetos da Secretaria Municipal da Educação voltados ao aprimoramento profissional a partir do estímulo e da oferta de ações de cultura, pesquisa e tecnologia.
Interessados em participar do Education Freedom Day 2014 devem fazer a inscrição por meio do sitewww.curitibalivre.org.br/efd. A participação é gratuita, aberta a população e dá direito a certificado.
Programação:
8h30 – Mesa de Abertura – Secretária Municipal de Educação de Curtiba, Roberlayne Borges Roballo, Dep. Pr. Edson da Silva Praczyk (PRB), Paulo Henrique de Lima Santana (Comunidade Curitiba Livre)
9h30 – Painel: Politicas públicas para REA e software livre na educação – Paulo Henrique de Lima Santana (mediador), Débora Cristina da Silva Sebriam, Mary Lane Hutner,
e Núria Pons Vilardell
11h30- Almoço
13h30 – Palestra: Scratch: Linguagem de programação para crianças e iniciantes – Jocemar do Nascimento
14h30 – Palestra: Linux Educacional – Diego Pasqualin
16h – Palestra: Iniciação ao uso de software livre -Vagner Gonçalves Leitão
