Intenção de Consumo das Famílias – ICF recua em março e reforça moderação do consumo

Pesquisa ICF tem o objetivo de antecipar o potencial das vendas do comércio

Crédito: Ascom CNC

Crédito: Ascom CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou em março recuo de 3,3% (125,5 pontos) na comparação com fevereiro, e queda de 5,1% em relação a março de 2013. Alta mais forte do nível de preços no mês, manutenção de um elevado nível de endividamento e crédito mais caro mantiveram a intenção de consumo em um ritmo inferior. Apesar do resultado, o índice mantém-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável.

Na comparação mensal, todos os componentes da pesquisa apresentaram variações negativas. Além dos fatores já mencionados, mesmo estando ainda em um patamar favorável, os índices relacionados ao emprego e à renda também refletiram um menor otimismo das famílias com o mercado de trabalho.

Na comparação anual, a ICF também apresentou variação negativa em todos os componentes da pesquisa. Uma alta mais forte do nível de preços no período, nível elevado de endividamento e aumento do custo do crédito vêm se refletindo em uma maior moderação do consumo. Na mesma base de comparação, o último resultado positivo foi em dezembro de 2012.

DOWNLOAD

  • Análise ICF – março 2014 | Download

Fonte: Ascom/CNC