Estimativa de Shale gás no Noroeste da Inglaterra é “maior” do que se pensava

Mesmo que Cuadrilla não frack quaisquer poços em Sussex, sua presença atraiu enormes protestos

Mesmo que Cuadrilla não frack quaisquer poços em Sussex, sua presença atraiu enormes protestos. BBC News

As estimativas de recursos de gás de xisto da Cuadrilla no noroeste da Inglaterra pode ter de ser aumentada significativamente para cima. Um geólogo com a empresa disse que não é de 330 trilhões de pés cúbicos ( Tcf) de gás no local em sua área de licença, 50% a mais do que as estimativas anteriores.

Cuadrilla é a única empresa no Reino Unido por ter usado o fraturamento hidráulico ( fracking ) em seus poços de teste. Mas pode levar dois anos para ver se o gás é comercialmente viável.

No verão passado, o British Geological Survey ( BGS ) relatou que poderia haver cerca de 1.300 Tcf de gás na bacia Bowland em North West England . Baseado em dados de dois poços que tinha Fracked em 2011, Cuadrilla estimou que havia cerca de 200 TCF em suas áreas de licença. Agora, uma análise mais detalhada dos dados sísmicos e bem sugere uma atualização significativa para o potencial de gás da área.

“Em termos do recurso no local, que saiu originalmente com 200 TCF “, disse Huw Clarke, um geólogo com a empresa , disse em uma conferência em Londres. ” Isso foi apenas fora de um bem, que foi ratificado pelo BGS , e ficamos muito felizes com isso . Desde então, temos perfurados dois poços adicionais e temos tiro 100sq km de informação sísmica 3D e eu acredito que há mais perto de 330 TCF no lugar apenas dentro da área de licença de Cuadrilla sozinho ” .

Fracking de Cuadrilla em um dos locais , Preese Hall, foi controversa como acreditava-se ter desencadeado dois pequenos terremotos na área. Isto levou a uma proibição temporária e novas orientações sobre segurança e melhores práticas.

A empresa tornou-se um alvo para manifestantes ambientais que acreditam que fracking é uma ameaça para as águas subterrâneas suprimentos. No entanto, o impacto potencial de gás de xisto no Reino Unido o fornecimento de energia e para a economia ganhou o apoio do governo e de investidores. No ano passado, Cuadrilla vendeu uma participação de 25% na sua licença de exploração Bowland a Centrica , empresa que detém a British Gas .

Cuadrilla está agora em processo de expansão de sua operação em Lancashire , anunciando recentemente que buscava a permissão de planeamento para dois novos sites em Roseacre Madeira e Preston New Road. Ele planeja perfurar e hidraulicamente fraturar quatro poços de exploração em cada local. “Se você pode obter um desses oito poços para mostrar que é comercialmente viável , eu acho que seria um forte impulso para levá-lo para a próxima fase , que seria um plano de desenvolvimento do campo “, disse Huw Clarke. ” Mas nós somos um par de anos fora disso. ”

Outros oradores na conferência Shale Reino Unido foram cautelosos sobre o crescimento potencial na exploração , acreditando que a recuperação do gás exigiria extensa perfuração. Prof Andy Aplin , um ex- conselheiro do gigante do petróleo BP e agora na Universidade de Durham, disse que a exploração da Bowland xisto , com base no exemplo de os EUA, pode exigir 33 mil poços. “O que estamos vendo aqui é um grande aumento no número de poços , se vamos explorar este recurso, na medida em que nossos mestres políticos gostariam de nos fazer, do ponto de vista do Tesouro “, disse ele.

Os pesquisadores salientaram o fato de que houve uma significativa falta de dados sobre formações de xisto no Reino Unido. Havia muitas questões ainda pendentes, incluindo o impacto do fluido fracking sobre falhas sísmicas . “Esses reservatórios são realmente complicados , eles são muito maiores e mais complexas em qualquer escala espacial em relação aos nossos reservatórios do Mar do Norte – não devemos fingir que sabemos  muito sobre a natureza dos reservatórios do Reino Unido hoje”, disse Prof Aplin .

A questão do número de poços também foi comentado por Lord Oxburgh , ex-presidente da Shell e um membro da Câmara dos Lordes sobre Ciência e Tecnologia. A experiência em os EUA sugere que a produção de gás de xisto ou óleo de poços Fracked diminui muito rapidamente , aumentando a necessidade de perfurar novos poços . “A taxa de fluxo diminui em 85 % em três anos , um poço convencional ainda poderia estar recebendo altas taxas de fluxo após 30 anos “, disse ele . “Há outros fatores limitantes no Reino Unido , incluindo o tamanho ea densidade da população. E o processo de fracking é extremamente barulhento. ” Eu acho que vai ser um fator limitante perto de cidades , estes são brutos , essas grandes máquinas de bombeamento . ”

Fonte: Matt McGrath, BBC News, mar/2014

Acesse a matéria original em:

Shale gas estimate in North West ‘bigger’ than previously thought 

See more at: http://www.gasnet.com.br/conteudo/16196/Shale-gas-estimate-in-North-West-%27bigger%27-than-previously-thought#sthash.jyv54rA9.dpuf

Fonte: Gasnet